A Divisão da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores-DIES com apoio da Corregedoria Geral da 3ª Região-CORE promoverá o Curso Técnicas para Atendimento a Pessoas com Deficiência e Pessoas Atípicas, na modalidade telepresencial (ao vivo).
O objetivo do curso é desenvolver competências técnicas e comportamentais para o atendimento a pessoas com deficiência e pessoas atípicas, permitindo que o participante realize tais atendimentos com maior segurança, assertividade e dignidade, primando pela efetividade jurisdicional.
Incentivamos a participar magistrados/magistradas, servidores/servidoras e Agentes da Polícia Judicial, que atuam em setores de atendimento ao público, de modo a melhorar a eficiência do atendimento por meio de uma abordagem segura e respeitosa, bem como refletir sobre como isso afeta as pessoas que atendemos.
Público-alvo: Magistrados/Magistradas, Servidores/Servidores e Agentes da Polícia Judicial que atuam no atendimento ao público
INSCRIÇÕES:
De 12 até 22/08 - às 15h
Inscreva-se aqui
Datas e horários: (3 encontros)
Turma 1 - 28 a 30/08/2024 - 10h às 12h (horário de Brasília)
Turma 2 - 04 a 06/09/2024 - 10h às 12h (horário de Brasília)
Turma 3 - 09 a 11/10/2024 - 10h às 12h (horário de Brasília)
Turma 4 - 16 a 18/10/2024 - 17h às 19h (horário de Brasília)
Turma 5 - 06 a 08/11/2024 - 17h às 19h (horário de Brasília)
Modalidade: telepresencial (Microsoft Teams)
Carga horária: 6 horas
Instrutor: Clairton Thomazi, servidor do TRE/TO
Vagas: 55 por turma
Conteúdo programático:
1. INTRODUÇÃO: Objetivos do curso. Definições e conceitos. Deficiência. Neurodiversidade. Pessoas atípicas. Legislação nacional e internacional. Lei Brasileira de Inclusão - estatuto da pessoa com deficiência - Lei 13.146/2015. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU).
2. TIPOS DE DEFICIÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS ATÍPICAS: Deficiências físicas. Deficiências sensoriais - auditiva e visual. Deficiências intelectuais. Transtornos do espectro autista (TEA). Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
3. ACESSIBILIDADE E ADAPTAÇÕES: Acessibilidade urbanística. Calçadas acessíveis, semáforos sonorizados, identificação em braile de endereços, sinalização visual simples. Acessibilidade arquitetônica. Rampas, elevadores, banheiros adaptados, sinalização simples e acessível. Acessibilidade tecnológica. Softwares e dispositivos assistidos.
4. ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PESSOAS ATÍPICAS: Comunicação e interação. Princípios de comunicação inclusiva. Linguagem e termos apropriados. Técnicas de comunicação para pessoas com deficiência auditiva. Libras (Língua Brasileira de Sinais). Leitura labial. Técnicas de comunicação para pessoas com deficiência visual. Descrição detalhada. Técnicas de comunicação para pessoas com deficiência intelectual e autismo. Comunicação clara e simples. Uso de recursos visuais e tecnológicos. Orientação e mobilidade. Deficientes visuais. Técnica de condução, tratamento de cão guia. Deficientes físicos. Abordagem de cadeirante e usuários de muletas. Acolhimento e empatia. Respeito à autonomia e dignidade. Atendimento personalizado.
REALIZAÇÃO
Divisão da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores-DIES
Apoio Corregedoria Geral da 3ª Região-CORE