A 5ª Subseção Judiciária de Campinas fragmentou 540 quilos de autos findos e 1010 quilos de documentos da Administração, totalizando 1.550 quilos de papel na primeira semana de novembro (7/11). O material foi doado para a Associação das Cooperativas e grupos Associativos de Coleta e Manuseio de Materiais recicláveis de Campinas e Região (ACOOP).
Como parte do Programa de Gestão Documental da JF existente desde 1998, todas as subseções judiciárias possuem comissões para analisar, organizar e triar documentos, eliminando tudo que não tenha valor administrativo, fiscal, legal, histórico ou científico, providenciando a guarda dos processos chamados de “guarda permanente”.
São de guarda permanente as ações criminais, coletivas, condenatórias sem execução, de direito ambiental, desapropriações, privatizações, direitos indígenas, direitos humanos, tratados internacionais, precedentes de súmulas e as pertencentes ao período de 1890 a 1973. O restante é considerado guarda temporária e será eliminado.
A triagem e eliminação de documentos permitem reorganizar os espaços nos arquivos reduzindo, inclusive, os custos com manutenção. (DAS)