A Justiça Federal de Piracicaba celebrou, no dia 4/11, acordo de cooperação mútua com a Cooperativa do Reciclador Solidário de Piracicaba para a realização de coleta seletiva e reciclagem de resíduos do Fórum. “A missão é promover a inclusão social dos catadores de lixo através do trabalho coletivo e contribuir com a preservação do meio ambiente, objetivando a geração de trabalho e renda de maneira organizada para um grupo específico da sociedade, bem como a redução do volume de detritos encaminhados aos aterros sanitários, melhoria da limpeza urbana e da qualidade de vida da população”, afirmam os organizadores da Cooperativa.
Paralelamente ao cumprimento dos termos do Decreto nº 5.940/2006, que dispõe sobre a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, esta iniciativa, além do destino ecologicamente correto dos resíduos passíveis de reciclagem produzidos na 9ª Subseção, beneficiará os associados e suas famílias através dos recursos obtidos com a coleta seletiva, unindo responsabilidade social e conscientização ambiental numa única ação.
Na ocasião da assinatura do contrato, a juíza federal Rosana Campos Pagano, diretora da 9ª Subseção, recebeu em seu gabinete o presidente da Cooperativa, José Wilson Ramos de Oliveira; a vice-presidente Valdelice Pereira dos Santos; a assistente social da Prefeitura de Piracicaba (que acompanha o projeto), Célia Regina Carlin; e o servidor Gustavo Geccherle Pereira, supervisor de Apoio Regional (foto 01).
Desde então, deflagrou-se um trabalho de divulgação e conscientização junto aos envolvidos, além da disponibilização de caixas devidamente identificadas para coleta dos resíduos, realizada diariamente pelos funcionários da empresa terceirizada responsável pela prestação de serviços de limpeza e conservação.
O primeiro resultado deste acordo foi registrado durante a retirada do material coletado no último dia 13, acompanhada pelo servidor Gustavo Geccherle Pereira, confirmando que a partir deste momento os resíduos produzidos na Subseção terão destinos mais dignos e corretos: “A Reciclagem e a Inclusão Social”. (SUAP/Piracicaba)