Com o auditório lotado e a presença da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Justiça Federal de Santos encerrou, na última sexta-feira (22/8), as comemorações de seus 20 anos de funcionamento. Em tom emocionado, a atual presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marli Marques Ferreira, discursou para a platéia e descerrou a placa comemorativa no saguão do Fórum.
Para celebrar o aniversário, foram apresentadas diversas palestras durante a semana de 18 a 22/8, na Faculdade de Direito da UNISANTOS, com a presença de desembargadores e juízes federais, servidores da Justiça Federal, advogados e estudantes.
Juíza federal em Santos na época em que a Subseção foi instalada (19/8/88), Marli Ferreira, juntamente com os juízes federais Lazarano Neto, Therezinha Cazerta e Alda Basto (hoje desembargadores federais), deram início aos trabalhos do Fórum vinte anos atrás. “Aqui está o meu primeiro amor. Éramos os quatro cavaleiros sonhando o que hoje é uma realidade. Nunca imaginei que um dia voltaria para cá como presidente deste Tribunal”.
Ao agradecer a dedicação de todos os juízes e servidores que colaboraram para o crescimento da Justiça Federal em Santos, Marli Ferreira citou uma passagem da Bíblia que fala sobre a força do ser humano e de sua capacidade de transformação. “Você pode ter apenas um talento, mas tem o poder de multiplicá-lo para gerar o bem ao próximo. E foi o que ocorreu aqui, os talentos foram multiplicados”. Por fim, fez uma homenagem a todos que trabalharam na Subseção: “Amo vocês porque honraram a Justiça Federal e fizeram a diferença deste Fórum”.
O presidente da OAB/Santos, Rodrigo Ferreira de Souza Lyra, traçou um panorama histórico sobre a Justiça Federal e falou da conquista que foi inaugurar o Fórum Federal em Santos. “Sabíamos que era necessário e imprescindível para a essa região, que tem grande importância no Brasil. Aqui também ocorreu o 1º Júri da comarca; o 2º do Estado. O que precisamos agora é ter mais apoio para crescer e agilizar os processos que tramitam aqui, atendendo aos anseios da sociedade”.
Para a chefe da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, Adriana Zawada Melo, é um marco histórico a comemoração dos vinte anos de funcionamento do Fórum. “A Subseção de Santos representou o início da interiorização da Justiça Federal. Este é um momento de reflexão sobre o quanto avançamos na prestação jurisdicional”.
O prefeito do município de Santos, João Paulo Tavares Papa, disse que o Fórum foi uma grande conquista para o litoral paulista, e que a imensa carga de trabalho (já existente) só tende a aumentar, pois os investimentos na cidade não param de crescer. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá lembrou que existe na Câmara um projeto, pronto para aprovação, que criará 230 novas varas federais, “isso permitirá grande avanço para a Justiça Federal e com certeza Santos também será beneficiada”.
Em seu discurso, o diretor da Subseção de Santos, juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior, destacou que o aniversário é uma oportunidade para se refletir sobre o futuro do Fórum. Lembrou que na Subseção tramita um grande volume de ações (62.641 feitos), das quais são tratadas diversas questões, e que há servidores cuidando de até mil processos. “Com muito esforço conseguimos baixar o acervo no ano de 2007”, comemorou.
Ao final do ato solene, a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, agradeceu a presença da ministra Eliana Calmon e fez uma homenagem para a “mulher símbolo da magistratura brasileira, a primeira juíza de carreira a ocupar lugar no Superior Tribunal de Justiça”.
Também receberam homenagens como precursores na instalação da Justiça Federal em Santos os desembargadores federais Marli Ferreira, Therezinha Cazerta e Lazarano Neto. (RAN)