O Juizado Especial Federal (JEF) de Santos realizará, no dia 1º de outubro, um evento em comemoração ao “Dia Internacional do Idoso”. Foram convidados a comparecer ao JEF alguns idosos titulares de ações.
Entre as atividades programadas, haverá atendimento para esclarecimento de dúvidas e serão apresentadas palestras organizadas por psicóloga da Justiça Federal. A comemoração terá como foco principal a antecipação de julgamentos de ações de concessão de aposentadoria por idade, benefício assistencial a idoso e revisão de benefícios. Em alguns casos, os julgamentos foram antecipados em até um ano da data para a qual estavam designados.
“As comemorações se estenderão até o dia 10 de outubro, em que mais sentenças relativas a estes assuntos serão proferidas”, diz Lílian Bernardo de Oliveira Bertolotti, diretora em substituição da secretaria do JEF.
Promovido pelos juízes federais Luciana de Souza Sanchez e Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, o evento será realizado na sede da Justiça Federal de Santos (onde também funciona o JEF), na Praça Barão do Rio Branco, 30, no auditório (local de realização das palestras) e 4º andar (sede do Juizado, onde serão proferidas as sentenças), e contará com a participação de todos os servidores do Juizado e com o apoio do setor administrativo da Justiça Federal de Santos.
O JEF de Santos atende em média 40 pessoas por dia, com um total de 16 mil processos em andamento. Em sua maioria, são ações que pedem a revisão do benefício do INSS. Criados para assegurar um atendimento mais rápido e eficiente à população, os Juizados têm como diferencial o menor número de fases processuais e a simplicidade nos procedimentos. (VPA e RAN)