Amanhã (3/2), às 11 horas, acontecerá o primeiro leilão do ano da 22ª Hasta Pública Unificada da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo. A Central de Hastas Públicas Unificadas - CEHAS - tem como principal objetivo superar o resultado alcançado em 2008, ano em que foram arrecadados mais de R$ 80 milhões entre arrematações e parcelamentos/pagamentos dos débitos executados.
“O sucesso alcançado pelo projeto no ano de sua criação foi resultado de algumas mudanças, como a ampla divulgação dos certames por parte dos leiloeiros credenciados e o imediato depósito das importâncias correspondentes ao lance vencedor e custas judiciais”, conta Marco Aurélio de Freitas Affonso, diretor da CEHAS.
A primeira alteração destacada se reflete no alcance de um número cada vez maior de possíveis interessados. Algumas hastas do ano passado chegaram a lotar as dependências do auditório onde são realizadas as sessões. “O imediato acerto de contas assegura a efetividade e seriedade das arrematações, evitando a ocorrência de fraude”, diz Marco Aurélio.
Outra característica relevante é o efeito coercitivo do novo sistema. Em muitos processos constatou-se que o executado, ao perceber que perderia irremediavelmente o bem, providenciou o pagamento integral do débito ou seu parcelamento. Já neste ano, comprovando a sedimentação desta característica entre os executados, houve a sustação por parcelamento de um processo encaminhado para a 22ª Hasta Pública em que o valor do débito superou a casa dos R$ 9,5 milhões.
“Por tudo isso, o projeto das hastas públicas unificadas se firmou como uma experiência de sucesso, garantindo, por ora e em contraponto à solução calcada na inovação tecnológica ainda em fase de estudos, o primeiro lugar em termos de segurança e eficácia aos processos que ingressam na fase de leilão judicial”, comemora o diretor da CEHAS.
Mais informações poderão ser conferidas na página da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo - Central de Hastas Públicas - CEHAS www.jfsp.jus.br/leiloes-hastas/. (VPA/CEHAS)