TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2009

07/12/2009 - 3ª Região dá início à Semana Nacional da Conciliação

Com a presença dos ministros Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça; desembargadora federal Marli Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); e da juíza federal Raecler Baldresca, diretora do foro em exercício da Seção Judiciária de São Paulo, foi dado início hoje (7/12), às 12 horas, à Semana Nacional da Conciliação na 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), no Salão de Atos do Memorial da América Latina.

Com três tendas montadas em uma área de 3.500 metros, serão levadas à conciliação ações que tramitam na Justiça Federal, Justiça Estadual e Justiça do Trabalho. As tendas possuem diferentes cores: azul, para o TRF 3ª Região, verde para o TRT 2ª Região e amarela para o TJ/SP. O acesso ao Memorial da América Latina é facilitado pela ligação direta com a estação Barra Funda do Metrô.

O evento permitirá a solução de 70 mil processos em São Paulo, desafogando o volume de feitos que aguardam julgamento na capital e nas subseções do interior. Durante a semana de 7 a 11 de dezembro a expectativa é que sejam realizadas, só no Memorial da América Latina, 12.550 audiências, entre os três tribunais.

Campinas

A Subseção Judiciária de Campinas/SP também deu início aos trabalhos da Semana Nacional da Conciliação. Estiveram presentes na solenidade de abertura o juiz federal diretor da 5ª Subseção/Campinas Valdeci dos Santos; o diretor da FIESP/Regional de Campinas Rui Rabelo; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, entre outras autoridades.

Participam da Semana Nacional da Conciliação em Campinas a Justiça Federal (1ª e 2ª instâncias) e a Justiça do Trabalho. Os assuntos são crédito comercial e crédito imobiliário, pela JF e ações trabalhistas pela JT.

Para o juiz federal Valdeci dos Santos, “a Conciliação é o meio ideal para fazer cumprir o princípio Constitucional da duração razoável do processo, pois as partes, ao fecharem o acordo, enseja ao juiz, colocar fim ao processo”.

O evento acontece nos dias 7, 9, 10 e 11/12 (dia 8 é feriado na cidade), no ginásio de esportes do SESI/Amoreiras, situado na Avenida das Amoreiras, nº 450, sempre das 12h30 às 16h30. (RAN/VPA)

Publicado em 23/01/2018 às 17h31 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37