Palestras, sorteio de brindes, lembranças. As atividades fizeram parte das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em 8/3, na Justiça Federal de 1 Grau em São Paulo. Os eventos tiveram início na sexta-feira, dia 6/3.
A diretora do Foro da Justiça Federal, Renata Andrade Lotufo, falou às servidoras por meio de um vídeo gravado, que também foi transmitido por videoconferência para as outras subseções judiciárias.
A psicóloga Joceli Guerra Castelfranchi, da Seção de Seleção e Acompanhamento Funcional fez uma palestra sobre “auto-estima” e a importância do tema para as relações profissionais e pessoais. “Vários fatores são determinantes para o ser humano melhorar sua auto-estima. O autoconhecimento, a manutenção da forma física, identificar qualidades e não só defeitos, aprender com experiências passadas, tratar-se com amor e carinho, ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança), fazer todo dia algo que deixe feliz (como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar), entre outros fatores são ótimos exemplos para melhorar a auto-estima”, diz Joceli.
A palestra seguinte foi sobre “Administração do tempo” e foi proferida pela também psicóloga Cibele Martinez Quilici. “Espero que as servidoras consigam aplicar um pouco do que ouviram aqui. As mulheres de hoje desempenham vários papéis: mãe, esposa, profissional, etc. Com tantas atividades, elas precisam saber administrar bem seu tempo, separando o que é importante, circunstancial e urgente”.
Em seguida, a diretora do novo Núcleo de Saúde da instituição, a médica Maramélia Araújo de Miranda Alves, explicou como funcionará o novo Núcleo e falou da importância da prevenção de doenças. Depois foi a vez da representante da Amil assistência médica Andréia Nakamura Louveira também enfatizar atitudes preventivas, além dos males da vida moderna da mulher, e dicas para uma vida mais saudável. As comemorações terminam amanhã, com sorteios de brindes para as servidoras. (VPA)