TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2009

12/08/2009 - Diógenes Gasparini dá nome ao Fórum em São Bernardo do Campo

         Na última sexta-feira (7/8), na presença de parentes, amigos e autoridades, a desembargadora federal Marli Marques Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, realizou a cerimônia de nomeação do Fórum de São Bernardo do Campo. “A comunidade jurídica deste país deve muito a esse homem honrado, ético e grande jurista, qualidades que nós juízes não podemos esquecer”. E assim como a presidente do TRF3, todos os que se manifestaram usaram palavras de gratidão ao homenageado, até porque, a maioria das autoridades presentes foi aluno de Diógenes Gasparini.

         O professor Walter Gomes de Miranda agradeceu a homenagem ao amigo Diógenes em nome da família Gasparini, “hoje é dia de muita alegria, de comemorar a vitória do nosso herói”, disse ele.

         O presidente da OAB/SBC, Uriel Carlos Aleixo, ex-aluno do homenageado, se ateve às qualidades éticas e morais do professor. “Escolher e qualificar esse Fórum com o nome Gasparini é como identificá-lo com as qualidades morais e profissionais do professor”.

         Steven Shuniti Zwicker, procurador da República em São Bernardo do Campo, também se pronunciou sobre a escolha do professor para nomear o Fórum. Disse ele, “foro é a subseção, a comarca, e fórum é a sede do foro, é mais do que o espaço, é um espaço social onde acontecem as relações entre os que trabalham e a comunidade. Num fórum se fabrica Direito, por isso muito adequado o nome Diógenes para este Fórum. Ele que atuou na legislação, educação, jurisprudência e sobretudo na doutrina, de onde estiver, verá a jurisprudência nascendo no Fórum a que dá nome.”

          Manifestou-se ainda o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de SBC, lembrando que embora tivesse muitos títulos, o homenageado se identificava como “diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”, da qual foi um dos fundadores.

         Na solenidade estiveram presentes a esposa Gertis Cestari Gasparini; o filho Yatir; as filhas Lesley, juíza federal da 2ª Vara de SBC; Audrey, juíza federal da 1ª Vara de Santo André e as irmãs do professor, Marilda Gasparini de Souza e Maria da Costa. (DAS)

         O Fórum Diógenes Gasparini, foi instalado em 1997 com três varas, pelas quais, atualmente, tramitam cerca de 35 mil processos. Ele está localizado na avenida Senador Vergueiro, 3.575, bairro Rudge Ramos. (DAS)

Publicado em 23/01/2018 às 17h31 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37