TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

18/10/2010 - Morte em cruzeiro: denúncia contra médica sérvia é recebida

 O juiz federal Raphael José de Oliveira Silva, substituto da 1ª Vara Federal em São José dos Campos/SP, recebeu, no dia 4/10, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a médica sérvia Jasna Tankosic, acusada pelo crime de homicídio culposo na morte da estudante Isabella Baracat Negrato, ocorrida a bordo do navio MSC Ópera em 19/12/2008.

Segundo a denúncia, de autoria do procurador da República Ângelo Augusto Costa, Jasna Tankosic falhou no diagnóstico da estudante, tratando-a como um simples caso de intoxicação e não adotando os procedimentos médicos corretos, o que levou à morte de Isabella por asfixia causada por aspiração de vômito.

Laudo de exame de corpo de delito, produzido pelo Instituto Médico Legal, atestou que a estudante estava em coma alcoólico, na concentração de dois gramas por litro de sangue, e o médico legista apontou que a causa da morte foi “asfixia mecânica por aspiração de líquido (vômito)”.

O MPF considera que, devido sua formação médica, a acusada contribuiu para a morte, pois “embora tivesse à disposição todos os meios necessários para intervir no curso causal de maneira rápida e decisiva, confiou levianamente em que a adoção do procedimento padrão para os casos de intoxicação alcoólica levaria, por si só, a reversão do quadro extremamente grave de Isabella Bacarat Negrato”.

Ao receber a denúncia, o juiz federal Raphael Silva determinou que a empresa MSC Cruzeiros do Brasil informe se a médica Jasna Tankosic ainda pertence à tripulação de navios da companhia e, em caso positivo, se ela estará embarcada em navio com paradas em portos brasileiros nos próximos seis meses. Após o recebimento das informações o processo seguirá para manifestação do MPF. (RAN)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37