A Justiça Federal em Jales, interior de São Paulo, mudou de endereço na última sexta-feira, 18/6. A solenidade de inauguração aconteceu às 17h na nova sede e contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, os juizes federais Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro, Jatir Pietroforte Lopes Vargas, diretor da Justiça Federal em Jales, o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad e o diretor da secretaria administrativa Oscar Paulino dos Anjos.
O fórum anterior, localizado na mesma rua do atual, estava instalado num espaço menor, de aproximadamente 640 metros quadrados. O prédio atual possui mais que o dobro do tamanho do antigo. De acordo com o diretor do Foro, juiz federal Carlos Alberto Loverra, a mudança vai permitir “uma melhor movimentação de usuários, de servidores e de juízes, além de, mais conforto. A cidade merecia isso”.
O juiz federal diretor da 24ª Subseção, Jatir Pietroforte Lopes Vargas, também comemora a mudança. “Nós deixamos uma estrutura e passamos para outra que tem condições plenas de atender com dignidade tanto o trabalho dos servidores no dia-a-dia como também em relação ao acesso das pessoas a um local muito melhor. O prédio antigo era de difícil acesso, não havia estacionamento, havia os problemas de acessibilidade. Agora está resolvido, pois o novo prédio tem todas as condições de atender esse público”.
A 24ª Subseção Judiciária foi implantada em 20/4/2001, tem jurisdição sobre 44 municípios (*) e conta com 21 servidores. Jales possui aproximadamente 8 mil processos ativos e 10 mil processos arquivados. Lucimara Ramos de Oliveira, supervisora administrativa do Fórum, conta que o incentivo da prefeitura para a mudança da nova sede foi fundamental, “o que irá oferecer melhores condições aos magistrados, servidores e jurisdicionados”.
O prefeito da cidade, Humberto Parini, diz que a mudança de local do Fórum foi uma forma encontrada para que a Justiça Federal “permaneça de uma forma definitiva no município, para continuar elevando Jales num staff muito positivo. A JF em Jales representa muito não só para a cidade, mas para toda uma região que engloba esta Justiça Federal”.
Acessibilidade
Oscar Paulino dos Anjos, diretor administrativo da JF/SP, conta que o prédio antigo não atendia às normas de acessibilidade, o espaço era pequeno e atendia muito mal à população de Jales. “O prédio novo é amplo e acreditamos que oferece as melhores condições para os servidores, magistrados e principalmente para a população dessa região. Este imóvel comporta tranqüilamente mais uma vara ou mais um JEF. Essa mudança vai dar mais celeridade, com a diminuição do acervo, agilidade na informática, além da acessibilidade. Isso reflete diretamente na população”. O novo Fórum fica na Rua Seis nº 1837, Centro. (VPA)
(*) 24ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, Fórum Federal de Jales, que abrange os seguintes municípios: Aparecida D'oeste, Aspásia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D'oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani D'oeste, Guzolândia, Ilha Solteira, Indiaporã, Itapura, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Ouroeste, Palmeira D'oeste, Paranapuá, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D'oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia e Vitória Brasil.