A Diretoria do Foro e o Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal de São Paulo lançaram o manual impresso “Uso Consciente do Correio Eletrônico”, destinado aos seus servidores em todo o Estado de São Paulo.
O manual traz conteúdo que auxilia o servidor na hora de enviar e-mails, ensinando como fazê-lo de forma clara e objetiva, de modo que se torne de fácil compreensão ao destinatário, tais como: formatação, a importância da assinatura, atitudes éticas entre outros. Lá também se encontra, além de diversas dicas para o bom uso da ferramenta no ambiente de trabalho, informações quanto à etiqueta, legislação, e mesmo um breve glossário com os termos mais usados na troca de mensagens e teclas de atalho.
O diretor do Núcleo de Comunicação Social, Hélio Martins Jr., diz que “por se tratar de uma ferramenta de comunicação muito recente, é comum encontrarmos pessoas que não compreendem ainda os limites e as particularidades das mensagens eletrônicas. Trata-se de uma questão cultural, mas que, por meio de ações estratégicas e informativas, logo será parte de nosso cotidiano, tal como ocorreu com o telefone”.
A cartilha ressalta a importância da conscientização para estabelecer limites e maximizar o potencial da comunicação dentro da instituição. (CRV)