TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2011

02/09/2011 - Seminário discute o papel da imprensa investigativa

Foi realizado ontem (1/9) o segundo encontro do seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um Diálogo Aberto” no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, sob a coordenação do desembargador federal Fausto Martin De Sanctis. Participaram como palestrantes os jornalistas Caco Barcellos e Paulo Henrique Amorim e o desembargador federal Vladimir Passos de Freitas.



Na abertura, o desembargador Fausto De Sanctis falou sobre o tema que seria abordado: o papel da imprensa investigativa e sua legitimidade, colocando em questão os diferentes pontos de vista existentes e a importância do debate e esclarecimento. “É interessante fazermos todo tipo de abordagem e questionamentos, até porque o objetivo aqui é termos um diálogo aberto sobre esse assunto.”



O jornalista Paulo Henrique Amorim iniciou sua apresentação dizendo que a expressão “imprensa investigativa” é redundante, por considerá-la inerente à função da própria imprensa. “O papel dela é, em princípio, não acreditar, questionar e perguntar. Devemos fazer isso, porém, com o compromisso com a sociedade a que pertencemos e com os princípios democráticos e republicanos  do nosso país.”



Caco Barcellos também fez questão de ressaltar a diferença entre a imprensa responsável, que investiga e apura os fatos de forma cautelosa antes de noticiá-los, e a chamada imprensa declaratória, que publica matérias para ter o “furo de reportagem”, sem dar importância à veracidade das informações divulgadas, a confiabilidade da fonte ou mesmo às consequências que podem trazer para a vida das pessoas afetadas. Para ele, trabalho sério é aquele que prioriza o “contar melhor do que contar primeiro”.



Na opinião do desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, o magistrado de hoje precisa ter uma visão mais ampla da importância de falar com a imprensa e não temer a pressão que pode sofrer da mídia e da sociedade em relação aos casos que julga.



O próximo encontro ocorrerá no dia 8/9 com a participação do jornalista Caio Túlio Costa e do advogado Ives Gandra Martins que falarão sobre Ética da Informação e Liberdade de Expressão. (JSM)


Fotos: Jefferson Messias/Fernando Coleti

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37