Foi realizado nos dias 18 e 19 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Jales, um ciclo de palestras em comemoração aos 10 anos de instalação da Justiça Federal no município. O evento, organizado pela Escola de Magistratura da 3ª Região (EMAG), foi direcionado aos juízes, servidores e público em geral.
No primeiro dia de palestras, o advogado da União, Dionísio de Jesus Chicanato, falou sobre “A nova tendência da ação de arguição de descumprimento de preceito fundamental”. Em seguida, o procurador da República, Thiago Lacerda Nobre, abordou a atuação do Ministério Público Federal na preservação do meio ambiente.
No dia seguinte, a juíza federal da 1ª Vara de São Carlos, Carla Abrantkoski Rister, apresentou a palestra “Direito do Desenvolvimento: antecedentes, significados e consequências”. Logo após, o juiz Joaquim Euripedes Aleves Pinto, titular da 5ª Vara Federal de Presidente Prudente, falou sobre a jurisdição penal internacional.
As comemorações foram encerradas no dia 20/5, no Fórum Federal de Jales, com o descerramento da placa comemorativa que atraiu diversas autoridades da região, como vereadores, magistrados, além do vice-prefeito de Jales Leoni Clóvis Viola.
O juiz federal diretor da Subseção Judiciária, Jatir Pietroforte Vargas, avaliou que o evento foi realizado com sucesso. “O público, ao ver os temas que seriam abordados, se interessou e compareceu em peso às palestras”.
Fundada em 1941 e com cerca de 50 mil habitantes, Jales recebeu o Fórum Federal em 2001, um acontecimento de grande importância para toda a regiao. “A localização geográfica e a grande área abrangida pela Subseção, podem ser citadas como fatores determinantes da importância das matérias tratadas no dia a dia do Fórum”, afirmou Jatir. Para o magistrado, a chegada da Justiça Federal acelerou a atração de outros entidades e órgãos públicos para a cidade. “Hoje, Jales desponta como pólo regional no funcionalismo público da região”. (FRC)
Fotos: NUAR/Jales