Foi inaugurado, no último dia 4/11, o mais novo Juizado Especial Federal (JEF) da 3ª Região, localizado no município de São Vicente (75km da capital), litoral paulista. “Mais do que a felicidade do Tribunal é a felicidade da população que agora poderá contar com uma vara federal no seu município. Foi uma batalha trazer este JEF para cá, mas conseguimos cumprir este compromisso com a região”, disse o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad.
Situado na rua Benjamin Constant, 415, centro da cidade, o JEF/São Vicente atenderá a uma população estimada em 600 mil habitantes dos municípios de São Vicente e Praia Grande. “Há muito tempo a região requisitava a chegada da Justiça Federal. Este JEF veio em boa hora, pois mais de três mil processos serão deslocados do Fórum de Santos para cá, aliviando a sobrecarga naquele local e racionalizando o trabalho”, ressaltou o diretor do Foro, juiz federal Carlos Alberto Loverra.
Com a instalação do JEF/São Vicente, a Justiça Federal em São Paulo passou a ter 41 Subseções Judiciárias no estado. Para o prefeito Tércio Garcia, esse crescimento só traz benefícios. “Precisamos notar a importância de se agilizar os processos, quanto mais célere é a Justiça, mais tranquila e equilibrada é a sociedade. A inauguração deste Juizado é um grande passo para São Vicente, especialmente nas questões que dizem respeito ao fundo de garantia e INSS”.
Para receber o JEF foram realizadas adaptações num galpão de 1.125 m² onde funcionava uma antiga concessionária. Foram construídos novos sanitários, reformadas as coberturas, climatizados os ambientes, instaladas divisórias, rede de cabeamento estruturado para dados e telefonia, distribuição de energia, forro, luminárias e pintura. O edifício atende aos requisitos de acessibilidade, com sanitários adaptados e rampas de acesso para deficientes.
O diretor da Administração Central, Oscar Paulino dos Anjos, resumiu o sentimento de satisfação com mais um Juizado sendo inaugurado. “É gratificante para a população de São Vicente e Praia Grande que não precisará mais ir até Santos procurar a Justiça e para nós servidores que vemos a concretização de um trabalho realizado”. (RAN)
Fotos: Jefferson Messias