Foi realizado no dia 6/9 o workshop “Importância da Comunicação”, ministrado pelo consultor Eduardo Shinyashiki, no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo/SP.
O evento reuniu servidores da Justiça Federal e apresentou ferramentas práticas para a melhoria continua da comunicação no ambiente de trabalho. “Muitas vezes as pessoas confundem informação com comunicação. Os problemas no dia a dia acontecem pela falta de comunicação. Comunicar é tornar-se expert na capacidade de influenciar, de envolver, de trazer mais pessoas para junto da gente”, analisou Shinyashiki.
O palestrante apresentou diversos vídeos, ilustrações e fotos com o objetivo de mostrar que a comunicação não se resume ao conteúdo da informação, mas principalmente, à maneira como ela é passada, como a linguagem corporal ou o tom de voz.
Shinyashiki ainda elogiou a iniciativa da Justiça Federal de São Paulo de realizar seminários voltados não só para a parte técnica, mas também para a parte motivacional. “O que faz com que a Justiça funcione não são os computadores, nem a tecnologia, mas sim o desejo que os servidores têm de fazer a diferença. Mesmo com a forte sobrecarga e exigência do trabalho, eles querem se sentir reconhecidos e realizados naquilo que fazem”.
Alguns servidores presentes destacaram a importância de eventos como este. “A realização deste curso mostra a preocupação da Justiça Federal com o material mais precioso que ela tem que são os servidores”, disse Rene Mazulli Silva, técnico judiciário da 4ª Vara Criminal em São Paulo. Vanessa Vanzella, técnica judiciária do Núcleo de Organização e Métodos, endossou as palavras do colega. “É importante a realização desses cursos motivacionais para tentar melhorar a comunicação entre os servidores mais antigos e os mais novos”, afirmou. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti