No próximo domingo (14/8), às 15 horas, será realizado no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí Dr. Carlos de Campos (rua São Bento, 415, centro de Tatuí/SP) o evento de entrega oficial dos instrumentos musicais doados pela Justiça Federal de São Paulo à instituição.
A aquisição dos instrumentos destinados a alunos carentes e com rendimento escolar exemplar foi possível graças à doação de R$ 125.882,78, provenientes de delação premiada realizada pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo em dezembro de 2010.
Oboé, violoncelo, trompete, fagote, viola de arco, saxofone, clarinete, trombone, bombardino, tuba e contrabaixo foram adquiridos pelo Conservatório que, por decisão judicial, os empresta aos alunos. Caso eles concluam o curso sem reprovação, receberão definitivamente os instrumentos como doação da Justiça Federal.
Os alunos são bolsistas, isentos de pagamento (devido à extrema carência) ou recebem bolsa família. Aqueles que foram selecionados, apesar de grande aptidão, não tinham seus próprios instrumentos e eram obrigados a estudar na casa dos próprios professores. Um dos alunos veio, inclusive, do Haiti, logo após o terremoto do ano passado. Segundo o diretor da instituição, Henrique Autran Dourado, a decisão da Justiça Federal repercutiu em toda a região e estimulou diversas iniciativas em prol da cultura.
Na ocasião, o desembargador federal Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (na época titular da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo) e o juiz de direito da Comarca de Tatuí, Marcelo Salmaso, apresentarão a palestra “O Magistrado e a Comunidade”, sobre as ações bem sucedidas de juízes que transcendem a magistratura em prol da comunidade.
O evento possui entrada franca (mediante retirada de convites no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. (RAN)