O auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região recebeu na última quinta-feira (8/9) o terceiro encontro do seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um Diálogo Aberto”, sob a coordenação do desembargador federal Fausto Martin De Sanctis.
O tema do dia foi “Ética da Informação e Liberdade de Expressão”, tendo como mediador o desembargador federal Americo Lacombe e como palestrantes o jornalista Caio Tulio Costa e o advogado Ives Gandra Martins.
Em sua apresentação, Caio abordou as mudanças ocorridas no jornalismo na última década com a chegada da internet. O jornalista enumerou os problemas e os desafios que a imprensa enfrenta com a nova ferramenta, pois com a internet, “todos têm poder de mídia, não mais apenas os donos dos grandes jornais”.
Ives Gandra Martins, por sua vez, traçou um paralelo histórico sobre a liberdade de expressão, desde a Grécia antiga até os dias de hoje. O advogado elogiou a Constituição Federal que, segundo ele, garante ampla liberdade de expressão que é fundamental no Estado Democrático de Direito.
O próximo encontro ocorrerá no dia 16/9 com as palestras do jornalista William Waack e de Fausto De Sanctis. (FRC)
Fotos: Wellington Campos (ACOM/TRF)