A juíza federal Renata Andrade Lotufo, titular da 4ª Vara Federal Criminal em São Paulo/SP, condenou o peruano J.Q.C. pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena imposta foi de três anos e meio de prisão, substituída por prestação de serviços à comunidade devido ao réu ser primário e com bons antecedentes. Posteriormente, o Ministério da Justiça determinou sua imediata deportação ao seu país natal.
J.Q.C. foi preso em flagrante no Terminal Rodoviário da Barra Funda em São Paulo carregando uma mala com mais de dois quilos de cocaína, escondidos sob um forro. O réu havia embarcado no Peru e recebeu uma quantia em dinheiro de outra pessoa para transportar a droga.
No interrogatório, o peruano alegou que passava por uma difícil situação financeira e que seu filho pequeno estava internado. De acordo com a magistrada, “ainda que a pessoa em um primeiro momento esteja tomada pelo desespero, ela sabe que há algo errado, sabe que há algo anormal, mas ainda assim assume o risco, contando com a sorte ou sua esperteza”.
O juízo da 4ª Vara Criminal informou o Ministério da Justiça sobre a decisão e opinou favoravelmente à expulsão do réu, pois a pena “atingirá melhor seus atributos de reeducação e repressão se o preso cumprir a reprimenda perto de sua família”, afirmou Renata Lotufo.
O Ministério da Justiça determinou a imediata deportação do réu, solicitando que o mesmo fosse colocado à disposição da Polícia Federal com o fim de executar a medida. (FRC)
Ação Penal nº 0005638-90.2011.403.6181