O Conselho Nacional de Justiça – CNJ lançou a campanha “Movimento pela Conciliação”, voltada para divulgar a “Semana Nacional da Conciliação” a ser realizada entre os dias 28/11 e 2/12/2011. O objetivo da campanha, segundo comunicado do presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, “é disseminar em todo o país a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação”.
A próxima edição da “Semana Nacional da Conciliação” contará, como é de praxe, com a parceria de todos os tribunais brasileiros. Ela tem o propósito de buscar entendimento entre as partes e disseminar a cultura da resolução dos conflitos judiciais através da pacificação.
Este ano a Semana da Conciliação terá como foco as demandas judiciais que envolvem um grande número de partes, em geral ações coletivas movidas por consumidores contra bancos, empresas de telefonia, serviços de água, luz etc. Por conta disso, o CNJ tem mantido contatos com a Federação Nacional das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), entidades públicas e algumas das principais instituições financeiras, com vistas a formar parcerias que levem à conciliação de processos.
Todas a peças e respectivos mapas de mídia sugestivos da campanha “Movimento pela Conciliação” podem ser obtidos no portal do CNJ pelo endereço eletrônico www.cnj.jus.br/conciliacao-campanha-2011. (RAN)