Foi inaugurada na última sexta feira (18/3) a nova sede do Fórum Federal em Jaú/SP, localizada a 296Km da capital. O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad e o diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Carlos Alberto Loverra estiveram presentes na cerimônia de inauguração.
O novo prédio passou por uma reforma geral que durou cerca de dez meses e foi reestruturado com melhores condições de acessibilidade às pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, facilitando desta forma o acesso de todos à Justiça Federal.
Em seu discurso, o diretor da 17ª Subseção Judiciária de São Paulo, juiz federal Rodrigo Zacharias, agradeceu pelo empenho e contribuição de todos os que possibilitaram a mudança para o novo prédio, e destacou que “um prédio novo na Justiça Federal nada mais é do que um local mais adequado para se prestar o serviço jurisdicional. A Justiça serve para prestar serviço a quem dela necessita e resolver da melhor maneira possível os litígios”.
O diretor do Foro, juiz federal Carlos Alberto Loverra, ressaltou que as novas instalações facilitarão o acesso de todas as pessoas às dependências e serviços do Fórum. “A partir de hoje, qualquer servidor ou usuário portador de mobilidade reduzida poderá acessar todos os setores da Justiça Federal em Jaú sem dificuldades e sem os constrangimentos que as barreiras arquitetônicas historicamente sempre impuseram”.
Carlos Loverra aproveitou a oportunidade para anunciar a instalação de uma vara-gabinete na cidade, prevista para 2013, e também a construção de uma sede própria da Justiça Federal que acomodará a atual Vara Federal existente e o futuro Juizado Especial Federal. O terreno para a construção do prédio já foi doado pela prefeitura de Jaú, representada no evento pelo prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Junior.
O presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, reconheceu que o município necessitava de instalações mais modernas e adequadas às necessidades da população. E afirmou que o novo prédio “propiciará a todos os usuários um maior conforto, praticidade e satisfação no atendimento de seus anseios, beneficiando assim toda a sociedade de Jaú e região”.
Roberto Haddad agradeceu ao prefeito pela doação do terreno que possibilitará, através de um trabalho conjunto, construir no futuro um prédio próprio da Justiça Federal, “o que tornará definitiva e sólida a nossa presença nessa cidade”, afirmou o desembargador.
Estiveram presentes na inauguração os desembargadores federais Alda Basto e Luiz Stefanini, o procurador da República, Marcos Salati, o presidente da OAB/Jaú, Júlio César Fiorino Vicente, além de autoridades civis e militares. A nova sede está localizada na rua Edgard Ferraz, 449, região central da cidade. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias