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22/08/2011 - II Encontro de gestores da Administração Central

Entre os dias 18 e 19/8 foi realizado no Anexo Administrativo da República o “II Encontro de Gestores da Administração Central da Justiça Federal em São Paulo”, dirigido a diretores que atuam na Sede Administrativa da capital. Neste ano, o evento contou com a participação do procurador da Fazenda Nacional e diretor da ESAF em São Paulo, Fábio Mauro de Medeiros e do diretor de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, Fabiano de Andrade Lima.



Os participantes receberam informações e treinamento sobre “Gestão Documental” e o “Valor Histórico dos Documentos”, realizados por Patrícia de Oliveira Carota, supervisora da Seção de Avaliação de Documentos (SUAV) e por Carmen Lucia Uehara, diretora do Núcleo do Centro de Memória (NUCE). Os temas trataram da eliminação de documentos considerados desnecessários e da preservação daqueles que fazem parte do acervo histórico da instituição.



O procurador da Fazenda Nacional, Fabio de Medeiros, falou sobre “Os Princípios Constitucionais da Administração Pública”, enfatizando sua compreensão e aplicação prática no cotidiano do gestor público. “Os princípios jurídicos dão aos administradores a base necessária para tomarem medidas consistentes, adequadas e eficientes a cada caso que enfrentam no trabalho diário”.



O tema sobre segurança da informação foi abordado por Marlon Borba, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF3, que ressaltou a necessidade de se pensar no assunto de uma maneira mais ampla. “Além da tecnologia, a principal medida de segurança é a consciência das pessoas sobre a importância da informação para o seu trabalho. Isso inclui a proteção das informações de maneiras não tecnológicas, como o ambiente de trabalho, as pessoas envolvidas e a responsabilidade de cada um”.



No segundo dia do evento, o diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Fabiano de Andrade Lima, explicou como os gestores podem melhorar os processos de trabalho através de um planejamento estratégico. “É preciso planejar as ações, trabalhar com metas, medir o desempenho e saber como estão sendo desenvolvidas as atividades em nosso setor”.



 Para a participante Graziella Dias Silva, da Seção de Diárias e Passagens, o encontro proporcionou a troca de experiências e conhecimento. “Esse evento abriu uma oportunidade de integração entre as áreas e trouxe uma reflexão sobre nosso trabalho, além aprendermos com a experiência de outras pessoas que lidam com problemas semelhantes aos nossos”.



 O diretor da Secretaria Administrativa, Oscar Paulino dos Anjos, fez um balanço positivo do primeiro encontro realizado no ano passado e afirmou que o objetivo neste ano foi trabalhar com áreas conceituais da Administração Pública. “As metas e objetivos traçados foram alcançados e até superados. Conseguimos grandes resultados, pois os gestores compreenderam qual era a orientação dada pela administração”.



 Na parte final do evento os diretores participaram do workshop “Comunicação para Gestores” com o consultor Eduardo Shinyashiki. (JSM)


Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37