Começou hoje (26/8) o seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um diálogo aberto”, direcionado a magistrados, servidores e estagiários da Justiça Federal em São Paulo. Ao todo, serão cinco encontros em que será debatida a relação entre magistrados e jornalistas. O evento foi idealizado pelo desembargador federal Fausto Martin De Sanctis e está sendo organizado pela Escola de Magistratura.
No primeiro dia de palestras, a desembargadora federal Salette Nascimento, diretora da EMAG, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou os convidados.
O jornalista Cesar Tralli, da Rede Globo, falou sobre a falta de profissionais de imprensa especializados em Direito. “Vários repórteres pegam um processo e não têm a menor paciência de folheá-lo, de tentar entendê-lo”. Tralli ainda ressaltou a importância de manter o sigilo da fonte e lamentou que recentemente algumas decisões judiciais impediram a veiculação de determinadas matérias jornalísticas.
Em seguida, Kennedy Alencar, que atualmente trabalha na Rede TV e na Folha.com, falou sobre a ética da imprensa e o perigo de “dar o furo a qualquer custo”, sem a correta apuração os fatos.
O terceiro convidado do dia, o ministro do STJ Gilson Dipp, falou da importância dos magistrados terem diálogos com os jornalistas. “A imprensa é um meio do Judiciário falar com a população. Exceto nos casos em que esteja atuando, o magistrado pode, e deve, ter esse contato”. Dipp ainda falou da importância do direito de resposta que deve ser da mesma proporção da notícia, fato que raramente acontece.
No encerramento, o senador Pedro Taques elogiou a iniciativa do desembargador Fausto De Sanctis em promover um debate sobre esse assunto e defendeu a liberdade de imprensa, com responsabilidade.
Na próxima quinta-feira, dia 1/9, ocorrerá o segundo encontro no TRF3. O tema será “O papel da imprensa investigativa – Legitimidade” e os convidados serão os jornalistas Caco Barcellos e Paulo Henrique Amorim e o desembargador federal Vladimir Passos de Freitas. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti e Jefferson Messias