O seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um Diálogo Aberto” se encerrou na última sexta-feira (23/9), com palestras do jornalista Marcelo Tas, da ministra do STF Carmen Lucia, e do procurador da Repúlica Luiz Fernando Costa que debateram o tema “Comunicação na era digital Wikileaks – Privacidade e Liberdade”. O encontro ocorreu no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Irreverente e descontraído, Marcelo Tas falou sobre a mudança radical da comunicação em razão da internet. De acordo com o jornalista, as redes sociais e sites de vídeos vieram para ficar e temos que nos adaptar a eles. “Não podemos ter preconceitos que com as inovações tecnológicas”. Tas ainda ressaltou que essas novas tecnologias são ferramentas para empresas se aproximarem de seus consumidores. “Hoje, o dono de uma companhia pode sentir o poder da crítica direta do seu cliente”, afirmou.
Em seguida, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia, exaltou algumas mudanças trazidas pela era digital. “A revolução tecnológica mudou o sentido de tempo e espaço. Hoje estou nesta palestra, mas sei o que está acontecendo em meu gabinete em Brasília, por exemplo”. Carmen ainda falou da publicidade e transparência do Poder Judiciário no Brasil, já que é o único país em que sessões da Corte são transmitidas ao vivo, bem como foi a primeira nação a adotar a publicação eletrônica de decisões judiciais.
Por fim, o procurador da República Luiz Fernando Costa contou a história do Wikileaks, organização sem fins lucrativos que publica em seu site informações confidenciais vazadas de governos e empresas. Costa também falou sobre a liberdade de informação, seus limites e até quando ela não invade a privacidade das pessoas. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti e Jefferson Messias