A cidade de Marília, interior de São Paulo, sediou nos dias 24 e 25/3 o “VI Encontro de Gestores Administrativos da Justiça Federal de São Paulo”. O evento, promovido pelo Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUDE), teve como tema central “A Administração Somos Todos Nós”, sugerindo a cooperação e integração de todas as subseções judiciárias da Justiça Federal em São Paulo.
Na abertura do evento, o juiz federal diretor do Foro, Carlos Alberto Loverra, relatou a importância do trabalho realizado pela área administrativa dos fóruns e destacou que a finalidade desses encontros “é proporcionar a cada participante a oportunidade de conversar, trocar experiências bem sucedidas, assim como evitar a repetição de erros já cometidos no passado”.
Os gestores receberam treinamento sobre Gestão Documental e Eliminação de Autos Findos, realizado pelo Núcleo de Apoio Judiciário, e participaram de um debate sobre questões ligadas à manutenção predial e padronização dos serviços de segurança nos fóruns do Estado, realizado pelos Núcleos de Segurança e Administração Predial. No segundo dia, assistiram a uma palestra sobre Gestão e Fiscalização de Contratos promovida pelo Núcleo de Controle Interno.
Os temas discutidos no encontro foram propostos pelos próprios gestores, o que contribuiu para que a Administração Central realizasse o evento de modo a atender às necessidades que foram identificadas. Gisele Molinare Fessore, supervisora da Seção de Treinamento e Desenvolvimento, relata que a participação ativa e democrática dos gestores na escolha dos temas, dos palestrantes e do local do evento serviu para motivá-los e fez uma grande diferença para alcançar o resultado esperado.
Segundo Gisele, “os encontros também têm proporcionado o fortalecimento dos laços entre os gestores, sendo comum ouvirmos relatos de que, quando se deparam com algum problema em sua cidade, buscam ajuda e sugestão de outro colega gestor para resolvê-lo, o que torna a disseminação de boas práticas mais eficaz”.
Essa postura vem ao encontro do tema central do evento que é “A Administração Somos Todos Nós”, discutido pelo palestrante Eduardo Shinyashiki. “Precisamos pensar no trabalho como algo interligado e os gestores devem ter em mente que precisam trabalhar de forma integrada. Não deve existir uma parte isolada ou desligada do todo. Assim como um órgão vivo, cada parte é fundamental”.
Para o diretor da Secretaria Administrativa, Oscar Paulino dos Anjos, toda essa integração entre os gestores do interior e capital com a Administração Central permitiu que o trabalho fosse melhor realizado. “A Administração Central tem só a agradecer pelo trabalho e desempenho alcançado pelos gestores”, afirmou Oscar Paulino. (JSM)
Fotos: Helio C. Martins