Em solenidade ocorrida no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Fausto Martin De Sanctis tomou posse como desembargador federal daquela Corte, no último dia 28/1, após ser conduzido ao plenário pelas desembargadoras federais Diva Malerbi e Lucia Ursaia, respectivamente a integrante mais antiga e a mais moderna do Tribunal.
Fausto De Sanctis assinou o compromisso regimental e recebeu o diploma e o Colar do Mérito Judiciário Pedro Lessa, sendo saudado pelas autoridades presentes. “Tive a oportunidade de conhecer o homem, não o juiz, que toca piano, escreve, é pai, ser humano que sente, vive e chora como cidadão deste país. Tenho certeza que trará em suas decisões como desembargador não apenas o Direito, mas um pouco do sentimento humano”, disse Norberto Bezerra Bonavita, representante da classe dos advogados.
A procuradora regional da República, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, também homenageou o novo integrante do TRF3. “De Sanctis é juiz destacado e atuante, teve participação intensa em grandes decisões do país e possui vasta experiência que deverá, agora, ser compartilhada com seus colegas na Turma que irá compor no Tribunal”.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá falou em nome da Câmara dos Deputados. “Tenho certeza que o novo desembargador Fausto Martin De Sanctis fará um excelente trabalho neste Tribunal. Esperamos que ao julgar causas previdenciárias suas decisões sejam tão boas quanto foram em causas criminais, e que este Tribunal seja tão célere como são os juizados especiais”.
Para a desembargadora federal Ramza Tartuce, De Sanctis foi juiz competente que exerceu sua função com brilhantismo. “Ele possui todas as virtudes esperadas de um ser humano especial. Hoje o ilustre homenageado inicia mais uma etapa em sua carreira”.
Fausto De Sanctis foi nomeado pelo critério de antiguidade para ocupar a vaga da desembargadora federal Anna Maria Pimentel (aposentada). Foi titular da 6ª Vara Federal Criminal em São Paulo, especializada em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de Valores, desde 11/10/1994. Em seu discurso, agradeceu o trabalho dos servidores que o acompanharam durante os anos em que foi juiz federal e destacou a importância da vara especializada (leia íntegra no link anexo). Ao final, um vídeo institucional contou a trajetória de seu trabalho na 6ª Vara Criminal.
A cerimônia de posse foi presidida pelo desembargador federal Roberto Haddad, presidente do TRF3, no plenário do Tribunal localizado na avenida Paulista n.º 1842, Edifício Torre Sul, 14º andar. (RAN)
Fotos: Vinícius Ribeiro