No dia 15/2 o Fórum Federal em Mauá realizou a 1ª videoconferência Brasil/Portugal da Seção Judiciária em atendimento a uma carta rogatória do Superior Tribunal de Justiça, originária do Tribunal Judicial de Loulé – Portugal, que pedia a inquirição de uma testemunha de acusação em processo criminal cujo réu foi denunciado por homicídio.
A audiência foi acompanhada pela juíza federal Valéria Cabas Franco, titular da 1ª Vara Federal em Mauá, e por um representante do Ministério Público Federal (MPF). Para Valéria Franco, “a videoconferência é um importante recurso tecnológico posto à disposição da Justiça Federal para propiciar maior celeridade no cumprimento dos atos processuais. Definitivamente, um avanço!”
Segundo o diretor do Núcleo de Apoio Regional, José Nelson da Silva, a realização da videoconferência só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos, entre eles a Procuradoria da República de Portugal, a Procuradoria Geral da União, que também elogiou a celeridade de tramitação da carta rogatória, juízes do Tribunal Judicial de Loulé, a juíza federal Valéria Cabas Franco, técnicos de informática do Tribunal de Loulé, a equipe de TI do TRF-3 e os servidores do Fórum Federal de Mauá. (JSM)