Começou nessa segunda-feira (2/2) o curso “Gestão de Riscos”, no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo (JEF/SP), promovido pelo Núcleo da Escola de Servidores da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo.
Ministrado pela servidora do Tribunal de Contas da União em Brasília (TCU/DF), Maria Lúcia de Lima, o curso consiste na discussão e reconhecimento dos princípios da gestão de riscos em uma organização.
Com carga horária de 20 horas, o treinamento é voltado para gestores públicos e profissionais de auditoria e controle interno, divididos em dois grupos.
A diretora do Núcleo de Controle Interno da JF/SP, Ana Lúcia Pereira, vê no curso “uma forma de conseguirmos antever problemas, identificar riscos e poder nos planejar e reagir a essas situações, para que possamos atingir os objetivos do órgão”.
Os principais assuntos abordados são os conceitos ligados a risco, processo de identificação, avaliação e tratamentos destes e a importância da implantação da gestão de risco em uma organização pública.
“O TCU tem como um dos objetivos induzir e incentivar a implantação da gestão de risco na administração pública. O principal benefício dessa implementação é que a gente acaba trabalhando melhor, de uma forma mais eficiente e efetiva, aproveitando mais os recursos públicos que temos”, disse Maria Lúcia. (BNB)
Fotos: Beatriz Nascimento