A Justiça Federal em Santos/SP condenou o réu V.C.L. a 8 anos e dois meses de reclusão, em regime fechado, por tráfico internacional de drogas. Ele foi preso em agosto de 2013 na cidade de Praia Grande, litoral paulista, ao ser pego com mais de 60 kg de cocaína escondidos no para-choque traseiro do seu veículo.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a droga apreendida estava dividida em 58 pacotes e seria enviada à Europa. Os policiais federais que fizeram a prisão em flagrante chegaram à residência onde estava o veículo por meio de denúncias e investigações do tráfico internacional. O acusado acabou confessando a posse e o transporte da droga, mas negou os fatos depois em seu interrogatório.
Para a juíza federal Lisa Taubemblatt, a versão do réu de que desconhecia estar com essa quantidade de cocaína no veículo não merece credibilidade, pois se encontra isolada das demais provas e depoimentos. “Assim, a retratação de V.C.L não tem o condão de infirmar por completo o teor de suas declarações prestadas por ocasião do flagrante, em especial pelo fato de terem restado uníssonas e confirmadas pelas demais provas produzidas nos autos”, afirmou.
A decisão ressalta ainda que a apreensão dos entorpecentes só foi possível graças às investigações realizadas em torno de uma quadrilha especializada no tráfico internacional, da qual o réu era integrante. A droga era adquirida em países da América do Sul e enviada para a Europa em contêineres, pelo porto de Santos.
Por fim, a sentença decretou, além da pena de reclusão em regime fechado, a perda de dois veículos do acusado e mais pagamento de multa. (JSM)
Processo nº 0005015-58.2014.403.6104