Aconteceu nesta terça-feira 17/3 o curso de “Media Training” para juízes federais da 3ª Região. O evento, promovido pela Escola de Magistrados (EMAG), teve como objetivo demonstrar a importância de estabelecer um bom relacionamento entre o Judiciário e a imprensa e aprimorar a função de cada um dos participantes como porta-voz da instituição.
“A partir do momento em que o Judiciário passa a ser um ator político das decisões da sociedade, é preciso que saiba mostrar, através de uma linguagem clara e acessível, como essas decisões podem afetar o dia a dia dos indivíduos”, disse o juiz federal Fernando Américo de Figueiredo Porto, da 5ª Vara Federal Criminal em São Paulo/SP.
O treinamento incluiu, além da parte teórica, uma oficina de gestão de crise e um circuito de mídia em que foram realizadas simulações de entrevistas como: coletiva de imprensa, entrevista para rádio, por telefone e pessoalmente. A ideia foi criar uma situação prática que pudesse ser avaliada e, posteriormente, transformada em um relatório para ser entregue a cada um dos participantes.
Na opinião do juiz Rodrigo Zacharias, da 1ª Vara Federal em Jaú/SP, os magistrados precisam se adequar à realidade de que serão cada vez mais procurados para dar informações. “Cabe ao Judiciário se preparar e aprender a como se comunicar melhor, se comunicar mais e buscar o apoio técnico necessário”, afirmou o juiz.
O curso de Media Training é realizado desde 2013 pela EMAG e conta com a parceria dos servidores das assessorias de imprensa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo. (JSM)
Foto: Jefferson Messias