TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2020

13/03/2020 - Workshop marca o Dia Internacional da Mulher na JFSP

No dia 10/3 aconteceu o “I Workshop em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, no auditório do Fórum de Execuções Fiscais da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo/SP. Com o tema “Ser Mulher”, o evento contou com diversas palestras de assuntos variados, além de sorteios e dicas de beleza, e esteve alinhado às metas 9 e 10 do Poder Judiciário e 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A abertura foi realizada pela juíza federal Renata Coelho Padilha, da 10ª Vara de Execuções Fiscais. A magistrada falou sobre a importância da presença feminina no Judiciário e destacou: “É o primeiro workshop em que temos a oportunidade de discutir, à luz das ODS da ONU com a agenda de 2030, as questões especificamente voltadas para a condição da mulher, pensando em como a gente pode, com esse olhar feminino, prestar um serviço público de melhor qualidade”.

Em seguida, foi proferida uma palestra sobre os cuidados do corpo feminino e a importância das atividades físicas na vida das pessoas, com os profissionais Carlos Eduardo Moreira e Givanildo Holanda Matias, que abordaram temas como o sedentarismo e os hábitos alimentares.

A nutricionista Juliana Rosa ministrou palestra sobre “A nutrição da mulher: dietas da moda e saúde” e explicou sobre a importância de um acompanhamento com profissional especializado, na busca pela vida saudável por meio de dietas alimentares, explicando o impacto das dietas da moda na vida das mulheres.

Na parte da tarde, as participantes ouviram a delegada de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Thaís Marafanti, sobre “Violência Doméstica”, explicando os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual, os tipos de violência doméstica existentes e as implicações legais, apresentando às participantes dados estatísticos sobre o crime e as formas de denunciar.

Na ocasião, a delegada afirmou que “muitas vezes uma mulher que está em situação de violência doméstica precisa de orientação e a delegacia da mulher está de portas abertas tanto para orientar, como para registrar um boletim de ocorrência ou uma medida protetiva. Aconselho a todas as mulheres que procurem ajuda sempre que precisar”.

O evento também contou com a participação da servidora Carla Rodrigues de Souza, facilitadora do Centro de Justiça Restaurativa da JFSP (Cejure), que explicou como funcionam as rodas restaurativas e qual o papel exercido por este recurso no âmbito da Justiça Federal.

A historiadora e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jacqueline Quaresemin, apresentou a palestra “A questão de paridade de gênero de acordo com a ODS 5 da Agenda ONU 2030, sob as perspectivas políticas, social e econômica”, e falou sobre a importância da atuação de mais mulheres em papéis de destaque na sociedade. “O objetivo 5 das ODS fala sobre o ‘empoderamento’ das mulheres e como ele deve ser feito pelo ponto de vista social, político e econômico. As mulheres, mesmo com níveis acadêmicos superiores, enfrentam um mercado de trabalho que lhes é excludente. É importante que haja maior participação feminina nas redes digitais, com acesso e capacitação em novas tecnologias, e maior participação na política para que haja discussão das pautas femininas”.

O evento terminou com uma dinâmica de coaching com a palestrante Iuná Vicentini, vice-presidente do Instituto Matrix de Alta Performance. (MGS)

Fotos: Mariana de Sá

Publicado em 13/03/2020 às 17h47 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37