A pedido da defesa do réu Antônio Carlos Piva de Albuquerque, na Ação Penal nº2005.61.19.008613-0 (caso DASLU), a juíza Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, voltou a ouvir ontem (10/5) as testemunhas de acusação.
O réu Antônio Carlos Piva de Albuquerque não compareceu. Seus novos advogados, constituídos 48 horas antes, requereram novo adiamento da oitiva, alegando que não tiveram tempo hábil para estudar os 11 volumes que constituem o processo. Informaram que seu cliente não comparecera por motivos de saúde e requereram a decretação do sigilo “para não expor a vida privada e levar o cliente (...) a percalços emocionais que venham ocorrer posteriormente”.
O Ministério Público manifestou-se contra o pedido, alegando procrastinação do andamento dos trabalhos pela defesa do réu. Os dois pedidos da defesa foram indeferidos pela juíza e a audiência prosseguiu.
A testemunha ouvida afirmou que foi funcionária da empresa no período de 1993/2003. Em 1995 fora promovida a chefe de importação e em 1998 passou a trabalhar como arquiteta. Segundo ela, com o crescimento do volume das importações, a DASLU foi estreitando relações com a Kimsberg, importadora que “tinha prestígio junto aos bancos internacionais”. A DASLU fazia o fechamento do negócio internacional e as notas fiscais eram emitidas em nome da Kimsberg. O mesmo procedimento foi adotado com a Multimport. Depois, a própria DASLU passou a pagar o fornecedor no exterior.
Segundo a depoente, a empresa adotava como norma de procedimento o subfaturamento das importações em 1/5 do valor real das mercadorias compradas. As compras eram realizadas na Europa por Eliana Tranchesi, Vera Celiza Forbes e Sílvia Reali. Com o tempo, disse ela, o subfaturamento passou a ser cada vez maior.
Às 20:30, a juíza suspendeu o depoimento da testemunha e determinou que continuasse na próxima quarta-feira, dia 17/05/2006, às 14:00. Os réus respondem pelos crimes de formação de quadrilha, descaminho e falsidade ideológica. O Fórum Federal de Guarulhos está localizado na Rua Sete de Setembro, 138, centro.