Foi inaugurado hoje (13/12), no Fórum Criminal Federal de São Paulo, o sistema de audiência por teleconferência. Na oportunidade, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Diva Malerbi, apresentou o sistema ao governador do Estado de São Paulo Cláudio Lembo e ao secretário da Administração Penitenciária Antônio Ferreira Pinto.
A teleconferência foi implantada inicialmente no Fórum Criminal Federal de São Paulo e, em breve, será estendida ao Fórum Federal de Guarulhos, graças a um convênio firmado entre o TRF3, a PRODESP, a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária.
O sistema possibilitará a realização de audiências à distância, ou seja, sem a necessidade de deslocar o réu preso até o Fórum. “A comunicação é imune à interferências e a conversa entre o advogado e o preso é totalmente segura”, afirmou o consultor da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) Áquila Machado Lima. Sua implantação usa recursos inovadores de gravação streaming (imagem em CD-Rom), voz sobre IP (digital), scanner de alta velocidade, monitores de 29’ e linha exclusiva de telefonia digital criptografada.
Estiveram presentes ao evento, além das autoridades acima, a juíza federal Renata Andrade Lotufo, representando a diretoria do Foro da Seção Judiciária de São Paulo; o juiz federal titular da 6ª Vara Criminal Fausto Martin de Sanctis; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, José Leônidas Bellém de Lima; e a vice-presidente da OAB-SP, Márcia Melaré, dentre outras autoridades. (RAN)