A Justiça Federal de Campinas decretou prisões temporárias e preventivas de servidores públicos e empresários no procedimento investigatório da Polícia Federal denominado “Operação 14 Bis”. As prisões foram efetuadas em razão da suspeita de participação de particulares e servidores públicos federais e estaduais em delitos relacionados ao comércio exterior praticados no aeroporto de Viracopos.
Além da decretação das prisões, foram expedidos mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas, Curitiba, São José do Rio Preto, Vinhedo e São Paulo. Todos os mandados já foram expedidos e cumpridos. A decisão foi proferida pela juíza federal Márcia Souza e Silva, da 1ª Vara Federal Criminal de Campinas, que acolheu os pedidos do Ministério Público Federal.
De acordo com a investigação, empresários e despachantes aduaneiros, com o auxílio de servidores públicos, subfaturavam mercadorias importadas para não pagar os impostos devidos. O esquema contava, ainda, com a intervenção de doleiros para a remessa ilegal de dinheiro ao exportador.
O processo corre sob sigilo judicial. O nome dos envolvidos e os detalhes dos procedimentos, inclusive datas, não podem ser divulgados. (RAN)