Vinte e uma pessoas do Juizado Especial Federal e do Fórum de Federal em Campinas/SP participaram do curso de Brigada de Incêndio nos dias 11 e 12/4. O curso teve como instrutor o sargento Luís Dicara, do 8º Grupamento da Polícia Militar. “É imprescindível saber como agir em situações de incêndio, nossa vida pode estar em risco”, opina Denise Fernandes da Silva, da Seção de Apoio Administrativo do JEF/Campinas.
No dia 23/3/11, um princípio de incêndio no 5º andar do Fórum Federal poderia ter consequências sérias se não fosse controlado rapidamente. Denise Fernandes conta o que aconteceu: “Os pisos dos gabinetes e salas de audiência do Fórum estavam sendo trocados. No 5º andar, no momento em que os funcionários da empresa contratada estavam passando cola no chão, havia muito vapor de cola no ar. Então o eletricista foi fazer algum serviço na sala e uma faísca elétrica provocou o incêndio”, disse.
Conforme relatado, ocorreu uma pequena explosão no local, formando-se uma grande "bola de fogo" cujas labaredas chegaram ao teto, com muita fumaça escura, acionando o alarme de incêndio do prédio. “Um dos funcionários terceirizados que estavam na sala e que havia feito o curso de brigadista no ano anterior pegou o extintor e começou a combater as chamas. Neste momento foi auxiliado pelo início do funcionamento dos sprinklers”, conta Denise.
Graças à sua rápida intervenção e também ao fato da sala estar vazia, sem móveis e processos em virtude da reforma, o incêndio pôde ser controlado sem causar maiores prejuízos. “Quando outros brigadistas chegaram no local o fogo já estava controlado”, disse. (RAN)
Foto: Denise Silva