Serão leiloados na próxima segunda-feira (8/10) vinte relógios de alto valor que pertenciam ao traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, apreendidos e considerados como produtos de delito de tráfico internacional de drogas e objeto de crime de lavagem de dinheiro. Este será o segundo leilão dos relógios, o primeiro aconteceu no dia 24/9.
O juiz federal Marcelo Costenaro Cavali, substituto da 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo, determinou a alienação antecipada em virtude do tempo decorrido desde a apreensão dos relógios e de sua dificuldade de conservação. De acordo com o magistrado, não haverá prejuízo ao réu caso haja uma reversão de condenação em instâncias superiores, pois o produto da arrecadação do leilão será depositado em conta judicial.
Já está sendo realizado um leilão eletrônico, podendo ser oferecido lances mediante a realização de um pré-cadastro no site da empresa Superbid Gestor Judicial: www.superbidjudicial.com.br.
Na decisão que determinou a alienação, o juiz enumera as vantagens de se realizar leilões eletrônicos como: ampla divulgação, já que as informações sobre os bens são divulgadas na internet; número maior de potenciais compradores, que podem ofertar seus lances de qualquer lugar do Brasil; transparência das informações, uma vez que todos lances são armazenados no sistema; e probabilidade de que o valor da venda atinja o de avaliação em função do aumento do número de arrematantes.
O leilão presencial será realizado a partir das 14h30 no auditório do Fórum Criminal da Justiça Federal, localizado na Alameda Ministro Rocha Azevedo, n.º 25, em São Paulo/SP. (KS/FRC)
Processo n.º 2007.61.81.011962-2 - íntegra da decisão
Fotos: Fernando Coleti