Foi realizada nesta terça-feira, a solenidade de inauguração da 1ª Vara Federal em Botucatu/SP (31ª Subseção Judiciária de São Paulo), instalada na rua Joaquim Lyra Brandão, n.º 181. Com a instalação, os processos judiciais de competência da Justiça Federal que tramitavam na Justiça Estadual da região foram remetidos à Vara.
O desembargador federal Newton De Lucca, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, explicou a maneira que vem sendo adotada para instalação de novas varas. “Estamos lutando para mapear toda a 3ª Região e corrigir as distorções existentes. A gente procura ir para as cidades onde há maior densidade populacional e maior número de processos e é nesses locais que precisamos nos fazer presente”, declarou o presidente.
Para o prefeito de Botucatu, João Cury “é um motivo de alegria essa instalação. Já tínhamos o JEF e com a vara, Botucatu agora tem a competência plena dos serviços do Poder Judiciário Federal, o que vai facilitar, acima de tudo, para a população. Além disso, nos coloca num rol de municípios privilegiados que contam com a Justiça Federal”.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, compareceu à solenidade, elogiou o crescimento da Justiça Federal no interior de São Paulo e do reflexo nos trabalhos da Justiça Estadual. “Cada vez que uma vara federal é inaugurada é um alívio muito grande para nós da Justiça Estadual pois temos um grande número de processos remanescente da JF, que se trata de competência delegada”, comemora o desembargador.
Por fim, o diretor da 31ª Subseção Judiciária, juiz federal Cláudio Roberto Canata falou das conseqüências que a instalação da vara traz para a cidade. “Todos ficaram satisfeitos. A advocacia também teve uma reação muito positiva diante da notícia e a tendência é que outros órgãos federais também se instalem na cidade”, afirmou. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti