No fim do ano passado o Juizado Especial Federal em Americana/SP destinou para a Cooperativa Cooperlírios cerca de 6.500 quilos de papéis recicláveis, formados principalmente por petições comuns e petições iniciais previamente escaneadas. A destinação do material foi possível graças ao “Acordo de Cooperação Mútua” assinado em 28/11/2011 pelos representantes da cooperativa e pelo juiz federal Luiz Antônio Moreira Porto, presidente do JEF.
A fragmentação dos papéis ocorreu no mês de dezembro e foi acompanhada pelos servidores Paulo Sérgio Silva, agente de segurança, e Cristina Motta Galindo, que faz parte da Comissão Setorial de Desfazimento da 34ª Subseção Judiciária de Americana, cuja atribuição consiste em identificar e avaliar o material a ser descartado e implementar, no âmbito do Fórum, um Programa de Educação Ambiental com a finalidade de racionalizar o desfazimento de materiais e evitar o desperdício.
Para o juiz federal Luiz Antonio Moreira Porto, que também atua como presidente da Comissão Setorial, “a Justiça moderna vai muito além da resolução de problemas e deve atuar como um serviço público amplo, com responsabilidade social e ecológica”. (JSM)
Fotos: Adm/JEF Americana