Entre os dias 8 e 11 de outubro foi realizado na Sede Administrativa da Justiça Federal em São Paulo o “III Encontro de Gestão Orçamentária, Financeira, de Licitações e Contratos”, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e ministrado pela equipe da Subsecretaria de Licitações e Finanças (ULIF).
Durante o evento, os participantes receberam informações sobre procedimentos de contratação (Leis 8.666/1993 e 10.520/2005), restos a pagar (Decreto 7.654/2011), fiscalização de contratos e serviços continuados entre outros tópicos.
De acordo com Amauri Miranda de Jesus, diretor da Subsecretaria de Licitações e Finanças, os temas abordados são de uso recorrente dos servidores da área administrativa. Ele afirma ainda que o curso foi planejado para aprimorar a capacidade técnica de todos os envolvidos.
Para Carlos das Neves, servidor do Núcleo Financeiro, a participação no curso é importante porque melhora a comunicação e ajuda a esclarecer dúvidas relacionadas aos assuntos discutidos. “Quando as pessoas que participam dos processos trocam informações e experiências, as chances de haver inconsistências e erros diminuem consideravelmente”, afirmou Carlos.
Na opinião de Amauri Miranda “esse tipo de evento é essencial, pois proporciona a integração das diversas áreas administrativas e, ao mesmo tempo, serve para atender a necessidade dos servidores que precisam de conhecimentos específicos para desempenhar bem as suas atividades”, conclui. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias