Uma parceria entre a 6ª Vara Federal Criminal em São Paulo (especializada em crimes de lavagem de dinheiro), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Instituto Se Toque (voltado à saúde da mulher), a fabricante de caminhões Man Latin América e a Prefeitura de São Paulo possibilitará a entrega, no próximo dia 23/3, de uma unidade móvel de mamografia criada especialmente para a prevenção do câncer de mama.
A concretização do projeto foi possível graças à destinação, em 22/11/2010, pela Justiça Federal de São Paulo, de R$ 400 mil utilizados na aquisição do equipamento de mamografia. O valor é procedente de delação premiada efetivada pela 6ª Vara Criminal.
“Trata-se de um projeto social único, fruto de uma parceria inédita de instituições públicas e entidades diversas que, conjuntamente, tornaram possível e real o atendimento médico-preventivo a mulheres carentes”, disse o desembargador federal Fausto Martin De Sanctis, que na época era o titular da 6ª Vara Criminal.
A ideia é que a unidade móvel (caminhão equipado com mamógrafo) torne-se itinerante e passe por lugares carentes e populosos, ampliando o atendimento para além das unidades básicas de saúde.
O Instituto Se Toque, responsável pelo planejamento da unidade móvel, forneceu toda a assessoria técnica e documentação junto à ANVISA. O Hospital Oswaldo Cruz se encarregou do atendimento médico-preventivo e a Man Latin América adquiriu o caminhão, que foi cedido em comodato ao instituto. (RAN)
Foto: arquivo