A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal em São Paulo/SP (Cepema) promoveu no dia 4/11 o “III Encontro Cepema e Instituições Parceiras”. O evento reuniu diversas associações que recebem réus condenados a prestar serviços à comunidade e teve como objetivo informar o trabalho desenvolvido pela Central e propiciar a troca de informações e experiências.
“Esse encontro torna possível ressaltar os pontos positivos, bem como identificar o que precisa ser aprimorado em relação ao encaminhamento dos apenados e beneficiários da suspensão condicional do processo a essas instituições. Estamos aqui para agradecer essa parceria e para ver o que podemos melhorar”, afirmou a diretora da Cepema, Andrea Rodrigues Campos.
O juiz federal Alessandro Diaferia, coordenador da Cepema, explica que além de exercer o controle e a fiscalização das atividades de prestação de serviços comunitários, a Central também faz, por meio da seleção de projetos, a destinação dos valores provenientes das medidas de prestação pecuniária nas ações penais. “Esse trabalho é importantíssimo porque dá eficácia às condenações penais e garante um retorno para a sociedade”, afirma o juiz.
Marisa Andrade, diretora do Centro de Acolhida para Mulheres Estrangeiras - Associação Palotina, foi uma das participantes do encontro. A entidade teve um projeto aprovado que ofereceu cursos profissionalizantes na área de beleza a mulheres em cumprimento de pena. “Sem essa parceria a instituição não teria recursos financeiros para desenvolver esse trabalho, atender ao grupo que tem atendido e contribuir na inserção do mercado de trabalho dessas mulheres”, ressalta Marisa.
O participante Gianfranco Mellino falou sobre a importância do serviço que os apenados encaminhados pela Cepema prestam à instituição Arsenal da Esperança, da qual é coordenador e que acolhe principalmente pessoas em situação de rua. “Todos os voluntários que se prontificam em ajudar, em qualquer atividade, são muito bem vindos porque temos muito trabalho em nossa entidade”.
O evento contou ainda com uma exposição de fotos produzidas por Simone Diacopulos, beneficiária da suspensão condicional de processo que cumpriu a prestação de serviços. “As fotos surgiram da ideia de relatar o trajeto de idas e vindas e do atendimento que eu recebi na Cepema. Durante cerca de um ano e dois meses extraí o que de melhor eu consegui nesse período e coloquei nessas fotos a mensagem que esse trabalho gerou um resultado muito positivo para mim”.
Na parte final da reunião, aconteceu o lançamento de um novo edital para seleção de projetos custeados por valores provenientes das penas pecuniárias, cujo conteúdo já está disponível na internet. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias