TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2019

10/12/2019 - TRF3 e JFSP participam do 3º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nos dias 5 e 6/12, em Brasília, o 3º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário. O evento sediado no Conselho da Justiça Federal (CJF) reuniu diretores, assessores e servidores das áreas de comunicação dos tribunais brasileiros para discutir ações estratégicas de comunicação para o Poder Judiciário. A Seção Judiciária de São Paulo foi representada por servidores do Núcleo de Comunicação Social (NUCS) e o Tribunal Federal da 3ª Região, pela Assessoria de Comunicação Social (ACOM).

Durante a abertura do evento o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, enfatizou a proposta de uma ação integrada entre as assessorias de comunicação dos tribunais brasileiros. “Temos de nos comunicar mais e melhor, interna e externamente. Essa é a principal missão dos encontros de comunicação: pensar como assumir a posição de conhecer melhor a nós mesmos e não mais replicarmos o senso comum”, afirmou.

No primeiro dia do encontro, o cientista político Antonio Lavareda, apresentou informações colhidas através de pesquisa encomendada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), que ouviu mais de 2,5 mil pessoas, incluindo advogados, defensores públicos e cidadãos comuns. Entre vários dados importantes, a pesquisa aponta que 33% dos brasileiros consideram o Judiciário o poder da República que cumpre melhor o seu papel institucional. “O que chama a atenção nos resultados da pesquisa é que, quanto maior a experiência do usuário com a Justiça, maior a avaliação positiva, exceto quando se trata de direito penal e tributário”, contou Lavareda.

Os participantes realizaram oficinas de trabalho com os seguintes temas: comunicação no serviço público; marketing digital e redes sociais; direito para jornalistas, fotografia e vídeo com celular e estratégia digital. Além disso, assistiram a palestras com especialistas em comunicação sinérgica, informação e transparência no Poder Judiciário e estratégias de combate às fake news.

No fechamento do evento, o secretário de comunicação do CNJ, Rodrigo Farhat, apresentou a Plataforma de Comunicação Integrada do Poder Judiciário. O sistema permitirá o compartilhamento de ideias, projetos, matérias, imagens, vídeos e informações relevantes para a comunicação do Judiciário. “A proposta é otimizar o trabalho dos comunicadores dos tribunais dos cinco ramos de Justiça com uma ferramenta que seja, ao mesmo tempo ágil, colaborativa e com baixo custo”, afirmou. (SRQ)

Fotos: Javã de Carvalho

Publicado em 10/12/2019 às 15h26 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37