TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2019

20/05/2019 - Servidores da JF/Sorocaba participam de curso de Brigada de Incêndio

Na última quinta-feira (16/5), 25 servidores da 10ª Subseção Judiciária Federal em Sorocaba/SP participaram de um curso de Brigada de Incêndio, elaborado pelo Núcleo de Segurança (NUSE), com duração de 4 horas divididas em duas partes: teoria e prática.

No curso, ministrado pelo agente de segurança Ismael de Assis, foram abordados temas como a formação da Brigada, avalição dos riscos, equipamentos de combate a incêndio, noções de primeiros socorros, procedimentos básicos de emergência, identificação dos brigadistas (no caso da JF, a identificação é feita por meio de coletes cor de laranja que ficam nas cadeiras dos servidores), telefones de emergência, manuseio de extintores e os tipos de conduta que devem ser adotadas nos diferentes casos de emergência – fraturas, parada respiratória, incêndio, etc.

Para a juíza federal coordenadora da 10ª Subseção, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, o curso é imprescindível para a segurança do prédio. “É fundamental termos uma equipe de Brigada de Incêndio treinada e atualizada no prédio, pois muitas pessoas trabalham e passam por aqui diariamente. Precisamos trabalhar, sobretudo, com a prevenção”, disse a juíza.

Na segunda parte do curso, Ismael de Assis demonstrou, na prática, o manuseio dos extintores de incêndio e das mangueiras, além de tirar as dúvidas dos servidores. “O curso nos prepara para agirmos de forma segura em qualquer emergência. É isso que vai fazer a diferença numa eventual situação de risco. Nossa grande responsabilidade com as pessoas que trabalham aqui e com o jurisdicionado que vem buscar auxílio, é que estejamos preparados para toda e qualquer situação, não apenas na atividade fim do Judiciário, mas também na questão da segurança das pessoas”, enfatizou Ismael.

Participaram servidores de todos os setores do Fórum (varas e administrativo), requisito para a formação da Brigada. “É sempre interessante que o maior número possível de pessoas saiba como agir numa situação de emergência. Espero que nunca venhamos a precisar”, diz Eduardo Cerqueira Roberto, supervisor de segurança e transportes do Fórum. Para a servidora da contadoria Denise Rodrigues Rigo, o curso foi ótimo. “Foi bem dinâmico, ultrapassou as minhas expectativas. O conhecimento adquirido vai ser de muita utilidade em minha vida”. (VPA)

Publicado em 20/05/2019 às 16h28 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37