A 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de valores, realizou, no último dia 5/4, uma audiência utilizando o sistema de videoconferência para ouvir duas testemunhas que estavam localizadas no município de Rio Claro/SP, em colaboração com a Justiça Estadual local. A iniciativa, bem-sucedida, partiu da juíza federal Fabiana Alves Rodrigues, da 10ª Vara.
A videoconferência foi realizada com a utilização do aplicativo Cisco Meeting APP, que permite a conexão dos terminais da JFSP com outros computadores equipados com câmera através da internet.
A Justiça Estadual colaborou trabalhando para evitar eventuais restrições de sua rede ao link do aplicativo, além de disponibilizar o espaço para a audiência e um funcionário para monitorar a videoconferência.
“O procedimento permitiu a realização da audiência com a Justiça Estadual em prazo exíguo, eliminando o problema de disponibilidade de pauta de audiência com o juízo deprecado, pois não demandou a atuação do juiz estadual”, informou a magistrada. Outra vantagem é o fato de a juíza sentenciante ter o acesso facilitado às testemunhas. (SRQ)