TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2019

30/05/2019 - Diretoria do Foro promove reunião telepresencial com juízes e servidores

No dia 24/5, a Diretoria do Foro realizou uma reunião telepresencial com juízes e servidores para tratar das ações que têm sido adotadas na Seção Judiciária de São Paulo. O evento aconteceu no auditório do JEF/SP, na capital, com transmissão por videoconferência para as demais subseções judiciárias do estado.

“O objetivo dessa reunião foi transmitir o contexto do nosso exercício orçamentário e as dificuldades que estamos enfrentando com o contingenciamento imposto, além de apresentarmos o cenário do próximo ano. Por outro lado, também mostramos os esforços das áreas da Administração Central para buscar a gestão da crise e encontrar soluções inovadoras que melhorem a prestação dos serviços”, afirmou a juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, diretora do Foro.

Durante o encontro, a magistrada, juntamente com a diretora da Secretaria Administrativa, Maria Helena de Almeida Santos, abordaram ações estratégicas de economia frente à restrição de recursos, tais como a permuta de imóveis públicos por particulares; instalação de usinas fotovoltaicas nos fóruns; chamamento público para aquisição de imóveis; otimização das rotas de transporte; troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de led entre outras.

O juiz federal Décio Gabriel Gimenez, vice-diretor do Foro (interior), apresentou os resultados da ação de digitalização dos processos físicos, realizada entre o final de 2018 e início de 2019. Com esse trabalho, foi possível atingir a meta de digitalizar 27 milhões de páginas, correspondente a aproximadamente 70 mil processos físicos.

O magistrado também falou sobre a retomada dessa iniciativa a partir de julho deste ano, com previsão de durar todo o segundo semestre de 2019. “Está em vias de ser firmado com o CNJ um Termo de Execução Descentralizada (TED) para o recebimento de recursos pela 3ª Região, sendo que parte dele será direcionado para a Seção Judiciária de São Paulo, o que permitirá retomar a ação de digitalização. Nossa meta é atingir todas as subseções do estado e incluir parte das execuções fiscais”, pontou.

Caio Moysés de Lima, juiz federal vice-diretor do Foro (capital), abordou o trabalho realizado pela equipe de gestão de dados, os sistemas desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF3 e a importância dos relatórios de gestão disponibilizados na intranet. “Para o gestor tomar decisões ele precisa ter acesso às informações. Quanto maior a demora em obter os dados, mais tempo levará para tomar a decisão, que muitas vezes requer urgência. Por isso, é crucial termos esses dados atualizados e disponíveis. Todo o nosso trabalho está direcionado em viabilizar esse tipo de informação de forma rápida e confiável”, frisou.

O tema relativo à gestão documental e desfazimento de processos físicos foi abordado pela servidora Carmen Lucia Uehara, diretora do Núcleo de Gestão Documental e Memória (NUGE). Já a contratação do serviço terceirizado de impressão, cópia e digitalização para os prédios da Justiça Federal de São Paulo foi abordada pela servidora Jane Albuquerque Nascimento, diretora da Subsecretaria de Apoio Administrativo (UAPA).

Na parte final da reunião, os participantes que estavam no auditório e os que acompanhavam por videoconferência puderam fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar sugestões quanto aos temas apresentados. Entre os assuntos abordados, o possível impacto da tecnologia nas rotinas de trabalho devido à crescente utilização do Processo Judicial Eletrônico - PJe. Foi esclarecido, na ocasião, que a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (UGEP) tem estudado a questão das condições de saúde dos magistrados e servidores no ambiente profissional, levando-se em conta as possíveis reformulações organizacionais que serão realizadas por conta da tecnologia. (JSM)

Publicado em 30/05/2019 às 12h02 e atualizado em 09/09/2024 às 16h52