TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetCampanhas e AçõesCampanha 2024Doença renal: como se prevenir na prática?

Doença renal: como se prevenir na prática?

 

Nem tudo aquilo que circula em nossa corrente sanguínea faz bem para o organismo. Algumas substâncias são nocivas, e os rins têm a importante função de filtrar e excretar aquilo que não é útil, a fim de manter o equilíbrio da saúde.

Quando os rins estão doentes, o organismo por completo tende a adoecer também, já que, nessas condições, eles podem não conseguir cumprir sua função de forma eficiente. Desse modo, os órgãos, tecidos e células estarão em contato com substâncias prejudiciais.

Existem diversas doenças que podem acometer os rins, por isso, neste conteúdo, nós listamos as principais delas e as complicações que podem trazer. Descubra, também, como prevenir esses problemas para ter muito mais saúde!

 

O que é doença renal?

Uma doença renal é algum tipo de condição clínica, distúrbio ou patologia que afeta os rins. Ela pode ou não prejudicar o funcionamento deles e ter uma gravidade maior ou menor, dependendo das suas características.

Os rins podem ser afetados por inflamações, infecções ou nódulos, por exemplo. Em qualquer uma dessas situações, é preciso buscar tratamento e acompanhamento, já que determinadas doenças podem evoluir de forma negativa, favorecer a manifestação de complicações e, como consequência, levar a quadros crônicos que podem reduzir a capacidade renal.

 

Doença renal crônica

A doença renal crônica é um problema mais preocupante porque reduz a função dos rins com o passar do tempo. Eles têm uma certa capacidade de filtragem considerada como suficiente para manter a saúde em equilíbrio. Quando essa capacidade se mantém abaixo de 60 mililitros por minuto durante um período maior do que três meses, ocorre o quadro de doença renal crônica.

Ela parte de qualquer tipo de lesão que afeta os rins e provoca a perda progressiva e irreversível das suas funções. Conforme eles começam a falhar, os resíduos se acumulam na corrente sanguínea e favorecem a manifestação de sintomas e de outras doenças.

Esse problema não tem cura, mas com o devido tratamento é possível desacelerar a perda da função renal. Além disso, existe a opção da hemodiálise para filtrar o sangue, mas a função renal só pode ser restabelecida se a pessoa receber um novo rim por meio de transplante.

 

Quais são os principais tipos de doença renal?

Como você viu, a doença renal pode ter diferentes origens. Existem os quadros benignos e os malignos, com maior ou menor grau de gravidade. Conheça a seguir alguns dos principais tipos existentes.

 

Cálculos renais

São mais conhecidos como pedras nos rins. Essa é uma condição muito comum que pode ser causada por uma propensão do organismo, pela ingestão excessiva de determinados nutrientes — como o cálcio — e pela baixa ingestão de líquidos.

 

Infecção renal

Também chamada de pielonefrite, essa doença é um tipo de infecção urinária que consegue alcançar os rins. Ela ocorre devido à presença de bactérias que entram pela uretra, seguem para a bexiga e, por fim, atingem os rins.

 

Cistos renais

São nódulos benignos que se manifestam mais frequentemente após os 40 anos de idade. Os cistos se assemelham a um tipo de bolsa formada por uma membrana muito fina, que contém fluidos em seu interior. Geralmente, não causam sintomas ou problemas para os rins, por isso, precisam apenas de acompanhamento médico.

 

Insuficiência renal

Essa enfermidade gera preocupação porque se caracteriza pela perda da capacidade dos rins de filtrar os resíduos presentes no sangue. Existem dois tipos:

●        insuficiência aguda, que pode ser tratada e revertida;

●        insuficiência crônica, que não tem cura.

O quadro crônico pode agravar com o passar do tempo e, se não houver tratamento, os rins podem parar de funcionar. Diabetes e hipertensão podem provocar a insuficiência renal.

 

Nefrite

É um processo inflamatório que acomete os glomérulos, que são os filtros dos rins. A nefrite aguda costuma ocorrer devido a bactérias, mas também existe a nefrite crônica, uma inflamação mais grave que evolui de forma silenciosa ao longo do tempo. Suas causas podem ser infecções, doenças autoimunes, exposição prolongada a toxinas, entre outras.

 

Quais são as complicações da doença renal?

Como você viu, alguns tipos de doença renal não trazem complicações, como é o caso dos cistos. Já os cálculos renais, quando não tratados, podem causar obstrução das vias urinárias, favorecendo inflamações e infecções.

A infecção e a insuficiência renal são mais preocupantes. No primeiro caso, existe o risco de a infecção se tornar generalizada, alcançando outros órgãos importantes. Sem o devido tratamento, pode levar a óbito.

A insuficiência, por sua vez, faz com que os rins percam a sua função de forma gradativa. Se ela não for controlada, esses órgãos param de funcionar, de modo que o paciente passe a necessitar de hemodiálise.

Esse tratamento é feito em clínicas especializadas ou hospitais, no mínimo três vezes por semana. O sangue da pessoa é filtrado fora do organismo com o auxílio de um equipamento, e devolvido para a corrente sanguínea livre de impurezas.

Se uma pessoa com insuficiência renal não realiza a hemodiálise, o seu sangue se torna tóxico. Isso favorece uma série de problemas de saúde, que se agravam com o passar do tempo e podem levar a óbito.

 

Como prevenir a doença renal?

A melhor medida que podemos adotar é a prevenção. Os rins precisam ser muito bem cuidados, já que eles têm um papel fundamental no equilíbrio orgânico e na manutenção da vida.

A boa notícia é que, com medidas simples, é possível evitar essas complicações. Veja a seguir o que você precisa fazer para manter os seus rins saudáveis:

●        adote uma rotina regular de exercícios físicos;

●        evite o consumo excessivo de sódio;

●        modere o consumo de carne vermelha;

●        evite a ingestão de gorduras ruins (saturadas e trans);

●        mantenha o seu peso corporal sob controle;

●        controle a taxa de glicose e colesterol;

●        mantenha sua pressão arterial em limites saudáveis;

●        evite o cigarro e produtos similares;

●        beba bastante água;

●        modere o consumo de bebidas alcoólicas;

●        evite a automedicação.

Com a adoção de hábitos saudáveis você pode cuidar bem dos seus rins, mas não se esqueça de que o médico também precisa ser consultado regularmente para identificar qualquer alteração na sua saúde que possa comprometer o funcionamento deles.

 

Qual médico procurar para prevenir a doença renal?

Como método de prevenção, podemos consultar o médico clínico geral. Ele vai ajudar no monitoramento do colesterol, da glicose, no controle da hipertensão arterial e também fará sugestões de hábitos e de alimentação adequados à sua necessidade.

Esse profissional também pode auxiliar no monitoramento de pessoas que pertencem a grupos de risco, como aquelas que estão acima do peso, com mais de 50 anos, portadoras doença cardíaca ou que já apresentam doença renal na família. Serão realizados exames de controle para acompanhar a saúde dos rins e identificar qualquer alteração logo no começo.

Quando as doenças renais já estão instaladas, o tratamento e acompanhamento do paciente são feitos pelo médico nefrologista. Se você estiver em um grupo de risco, vale a pena consultar esse profissional para receber um cuidado ainda mais personalizado.

Seus hábitos e o modo como você cuida da sua saúde fazem toda a diferença para prevenir a doença renal, portanto, procure adotar um estilo de vida mais saudável e consulte regularmente um especialista para garantir que seus rins estejam saudáveis.

 

Fonte:https://www.unimedcampinas.com.br/blog/cuidado-continuo/doenca-renal-como-se-prevenir-na-pratica

 

Publicado em 20/02/2024 às 16h57 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37