Apresentação
Um dos aspectos fundamentais para as atividades de inovação é uma gestão de dados eficiente. As informações devem estar facilmente disponíveis para que seja possível realizar análises situacionais e a identificação de causas e tendências.
O que é Gestão de Dados
A Gestão de Dados consiste no esforço de coletar, integrar e analisar os dados produzidos no desempenho das atividades administrativas e judiciais. O objetivo é tornar esses dados prontamente disponíveis aos órgãos gestores para subsidiar a tomada de decisões, automatizar a apuração de indicadores de desempenho e aprimorar fluxos de trabalho.
A organização dos dados torna-se ainda mais relevante em um cenário de restrições orçamentárias, redução do quadro de servidores e riscos nas contratações de alto custo.
O que fazemos
As principais atribuições da Equipe de Gestão de Dados estão descritas no artigo 55 da Portaria DF nº 49 de 2019, que consolida e revisa o Programa de Gestão e Inovação no âmbito da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo (alterada pela Portaria DF nº 17/2021).
Assista a REPORTAGEM produzida pelo Núcleo de Comunicação Social.
Estrutura, princípios e métodos de trabalho
O processo de criação e consolidação da Equipe de Gestão de Dados do iJuspLab, sua estrutura, princípios e métodos de trabalho estão explicados de forma detalhada no capítulo 7 do livro Inovação no Judiciário, da Editora Blucher.
Prospecção/Pesquisa sobre Gestão de Dados e temas afins
No link abaixo, disponibilizamos pesquisa bimestral feita pelo Núcleo de Biblioteca sobre temas como: Gestão de Dados, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Blockchain, Sistemas de T.I., Proteção de dados; Governança, Big Data, Metodologias Ágeis etc.
Para mais pesquisas sobre inovação, acesse: Prospecção sobre Gestão de Dados
Justiça Federal da 3ª Região e LGPD
Portal com informações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da Justiça Federal da 3ª Região
Acesse: https://www.trf3.jus.br/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd