Inovação e Tecnologia
A inovação é o ato de criar algo novo por meio de ideias, métodos, produtos e serviços, rompendo com padrões anteriores. Ela está ligada à necessidade de adaptação às mudanças que surgem em diversas áreas, por meio da busca de caminhos e estratégias diferentes dos habituais.
A inovação tecnológica pode ser aplicada no aprimoramento das ferramentas e processos de trabalho, visando ao aumento de produtividade e redução dos custos, ou seja, fazer mais com menos. Os desafios que se apresentam no ambiente judiciário tornam imperativa a busca pela inovação.
O que é uma Incubadora?
A incubadora é um ambiente no qual são proporcionadas condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de um organismo, seja um ser vivo ou empreendimento.
As incubadoras de empresas recém-criadas (startups) auxiliam os novos empreendedores com suporte técnico, gerencial, jurídico e formação complementar aos envolvidos, fomentando o processo de inovação e acesso a novas ferramentas, tecnologias e conhecimento organizacional.
Incubadora da SJSP
Emprestando o conceito de incubadora das startups, a Incubadora da SJSP tem como missão criar ferramentas para aprimorar a prestação de serviços administrativos da Justiça Federal de São Paulo. Isso é feito por meio de experimentações, testes e construção de protótipos.
Neste ambiente, desenvolvedores locais e colaboradores externos têm acesso ao uma estrutura especializada, composta de ambiente de desenvolvimento de software, laboratório de inovação e demais recursos, os quais promovem a criação e difusão de projetos pioneiros.
Normativos importantes
A estratégia de inovação tecnológica e a regulamentação da Incubadora estão no capítulo VIII da Portaria nº 49 de 2019, que consolida e revisa o Programa de Gestão e Inovação no âmbito da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo (alterada pela Portaria DF nº 17/2021).
Contatos
e-mail: admsp-nuit@trf3.jus.br