Juízes aprovados no último concurso do TRF3 participaram nos dias 28 e 29/5 do curso de “Media Training”, destinado a preparar os magistrados como porta-vozes da instituição e aprimorar o relacionamento com a imprensa. O treinamento foi promovido pela Escola de Magistrados da 3ª Região (EMAG) e ministrado por servidores das assessorias de imprensa do TRF3 e JF/SP.
Na abertura, o desembargador federal Mairan Maia, diretor da EMAG, explicou que pela primeira vez o “Media Training” integra o curso de formação inicial dos juízes da 3ª Região. “A inserção desse curso revela a importância que o Judiciário dá ao seu relacionamento com a imprensa, bem como a necessidade que temos de tornar a Justiça mais transparente, transmitindo ao público o trabalho que temos feito”, disse o desembargador.
Os jornalistas Marcelo Coelho e Heródoto Barbeiro participaram do evento e ministraram a palestra “O Poder Judiciário e os Meios de Comunicação”. Eles abordaram o conceito da realidade pela ótica jornalística, a imagem do Judiciário perante a população e os benefícios da evolução tecnológica para a divulgação de informações, entre outros assuntos.
“Hoje as pessoas podem se tornar emissoras de notícias. Com a tecnologia é possível ter sua opinião, ideia ou informação publicada em várias plataformas na web. Isso é, sem dúvida, um avanço para a sociedade e para a democracia”, destacou Heródoto Barbeiro.
O jornalista Marcelo Coelho falou que tem uma perspectiva otimista na relação entre Judiciário e Imprensa. Ele acredita que existem falsas dificuldades nesse relacionamento e em sua opinião ainda há um sentimento de confiança da população no Poder Judiciário. Após as apresentações, foi concedido um tempo para perguntas e respostas aos jornalistas presentes.
Como parte do curso, os magistrados também participaram de um circuito de mídia onde foram realizadas simulações de entrevistas por telefone, rádio, coletiva de imprensa e pessoalmente. O objetivo foi criar uma situação prática que pudesse ser avaliada e, posteriormente, transformada em um relatório de atuação para cada participante.
O treinamento foi realizado no auditório do Edifício Funcef, localizado na avenida Paulista, 1912 - 1º andar, São Paulo - capital. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias