Servidores das assessorias de imprensa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal em São Paulo participaram, nos dias 17 e 18 de dezembro, de um curso de “Media Training”, promovido pela Escola de Magistrados da 3ª Região (EMAG) e realizado pela empresa Ketchum - Programas de Treinamento. O curso teve como objetivo capacitar os servidores em seu papel de auxiliar os magistrados da instituição no relacionamento com a imprensa.
A abertura do evento coube ao desembargador federal Mairan Maia, diretor da EMAG, que destacou a importância do trabalho das assessorias em transmitir informações de forma clara e eficaz. Além da 3ª Região, participaram do “Media Training” servidores que atuam nas assessorias de imprensa dos outros TRFs, do Conselho da Justiça Federal e instituições vinculadas à Justiça Federal.
“Cada vez mais o Poder Judiciário tem ficado em evidência na mídia. A comunicação, portanto, é fundamental para que o Judiciário possa se mostrar ao público, permitindo que as pessoas conheçam nosso trabalho e saibam o que fazemos”, afirmou a juíza federal Raecler Baldresca.
Durante o treinamento, foram abordados, entre outros assuntos, o papel dos meios de comunicação, o perfil da imprensa brasileira, mídias sociais e a importância da preparação dos porta-vozes da instituição para um bom atendimento à imprensa.
Para a palestrante Andréa Moraes, diretora de Media Training da Ketchum, existe atualmente uma preocupação maior das instituições públicas e privadas com a imagem perante a sociedade. “Cada vez mais, as empresas e instituições buscam preparar os seus porta-vozes de maneira adequada, promover o alinhamento da informação e com isso obter o fortalecimento de sua imagem e reputação”, concluiu Andréa.
Como parte do curso, os servidores também participaram de um circuito de mídia em que foram realizadas simulações de entrevistas tais como: coletiva de imprensa, entrevista em rádio, pelo telefone e pessoalmente. O intuito foi criar uma situação prática que pudesse ser objeto de avaliação e, posteriormente, transformada em um relatório de performance.
No final do evento, os participantes receberam informações sobre como planejar e organizar um “Media Training” com base na metodologia apresentada. A ideia é que, posteriormente, eles sejam replicadores dos conhecimentos adquiridos junto aos magistrados das instituições em que atuam.
O encontro foi realizado no auditório do Edifício Funcef, localizado na Av. Paulista, 1912 - 1º andar, Bela Vista – São Paulo - capital. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias